Entre os dias 21 e 23 de julho, a Paróquia São José de Piacatu acolheu a terceira edição da Missão Jovem, promovida pelo Setor Juventude da Diocese de Araçatuba. Cerca de 150 jovens de todos os grupos, pastorais e movimentos estiveram envolvidos nas atividades de evangelização, conforme dados da coordenação do setor.
As atividades missionárias tiveram início no sábado (22) e terminaram na manhã de domingo (23). Entre as visitas às casas, instituições sociais e estabelecimentos ocorreram diversas atividades e louvor, oração e adoração, dentre elas a manhã de espiritualidade e o luau de louvor e adoração com o missionário Gabriel Corrêa, da Comunidade Canção Nova. Corrêa conduziu o luau a partir de um show na noite de sábado na praça padre João, no centro da cidade.
Corrêa, em seu perfil oficial no Instagram, destacou o encontro. “Deus abençoe a galera da Missão Jovem de Piacatu. Noite muito top. Tamo junto (sic) sempre e até o ano que vem”, publicou.
NECESSIDADE
A Missão Jovem começou na sexta-feira, com a Santa Missa de abertura e de envio dos missionários. A celebração foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy e concelebrada pelos padres da região pastoral de Birigui, além do padre Luiz Henrique Carreira, assessor do Setor Juventude e pároco local.
Na Santa Missa, que foi precedida da acolhida aos jovens feita pelos anjos (auxiliares dos missionários) da paróquia, o Bispo Diocesano salientou a comunhão do anúncio do Evangelho.
” Essa missão jovem expressa o anúncio missionário do evangelho pela juventude Diocesana, com a sua participação na vida em Deus e em comunhão com o povo Dele. Se queremos nos fortalecer como Igreja e como pedra viva, nós temos que dar da nossa fé. Se não evangelizamos, perecemos. O Papa Francisco, como bem sabemos, insiste em uma Igreja em saída”, afirmou.
Dom Sergio também abordou a necessidade de evangelizar, e que Deus capacita e cuida ao atendermos o chamado Dele. Destacando o profeta Jeremias, presente na liturgia na ocasião, ele lembrou que todos podem contribuir na ação evangelizadora.
“Em vós confio desde a minha juventude. Vós me ensinaste desde a minha juventude. O profeta Jeremias resistia ao pensar que era jovem demais para anunciar . Mas Deus afirma que iria enviar onde ele queria e que Ele falaria pelo profeta. Tem coisas que são necessárias e sem as quais nós não vivemos. Anunciar o Evangelho é uma delas. São Paulo salienta isso em suas reflexões”.
E concluiu. “A juventude precisa de incentivo e formas para evangelizar. Vamos aprendendo juntos. Todos têm condições de servir”.
DIA A DIA
Centenas de casas foram visitadas pelos missionários entre o sábado e o domingo. Em cada realidade, os jovens partilharam suas experiências e aprenderam a partir delas a riqueza do Evangelho. Em uma das casas, uma moradora de nome Zilda, não escondeu a alegria de acolher os jovens.
“Eu estava esperando vocês (os missionários) ansiosamente. Continuem no caminho de Deus, pois vocês fizeram meu dia feliz. E com certeza muitos sairão animados desta missão”, afirmou, emocionada.
No domingo, na Santa Missa de encerramento da Missão Jovem, o assessor do Setor Juventude , padre Luiz Henrique Carreira, destacou que a missão se estende em cada lar e em cada comunidade paroquial. E tal como grão de mostarda, o ardor missionário vai ganhando projeção.
“Vivemos um tempo de semeadura a missão. Árduo serviço e frutuoso. Essa atividade missionária é partilhar a fé. Mas a missão não e só isso . E preciso que você, em cada comunidade, continue a missão na certeza que Deus te ama, Cristo vive e Ele te salva. Ninguém está excluído do seu rebanho e é preciso ir ao encontro do outro. Vamos cultivara semente da missão para vivermos o batismo, pois sem a luz a que acode, nada o homem pode”, afirmou.
PASSO A PASSO
Dom Sergio também se dirigiu aos jovens ao parabenizá-los pelo sim na missão e os motivou a seguir adiante: “Quando Jesus enviou os s
eus discípulos, ele avaliava como foi a missão deles. Vocês com certeza têm muitos relatos. Ouvi alguns jovens. São testemunhos lindos . Vocês encontraram várias realidades. E vocês devem relatar onde forem as vivências que tiveram”, afirmou.
“Gosto de uma reflexão que fiz há alguns anos e repasso hoje a vocês. ‘Passo a passo. Passos pequenos me trouxeram aqui. E como estes passos concluirei o meu destino. Uma grande jornada é feita de pequenos passos’ . Tenham coragem , jovens. Peçam ao Espírito Santo esta determinação . A vida se faz de pequenos gestos. E que vocês deem passos novos”.
ENVIO
Na Santa Missa também foram enviados os representantes da Diocese na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa. Além do padre Luiz Henrique, irão para a JMJ os jovens Emiliene Spontoni, Tayane Contel Malheiros e Thalison Meira Domingues.
Deixe um comentário