Nos 50 anos de ECC, paróquia de Araçatuba recebe seis dioceses e coordenação estadual em formação

O Setor 1 do ECC (Encontros de Casais com Cristo) do Estado de São Paulo (Regional Sul 1) promoveu no sábado (15/02) um encontro de formação para casais de ligação setorial e assessores diocesanos. O ato formativo ocorreu na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Araçatuba.

Participaram cerca de 80 casais das dioceses de Araçatuba, Assis, Ourinhos, Lins, Marília e Presidente Prudente, os quais formam o setor. O casal coordenador do regional Sul 1 do ECC, Joberto e Rosana Guerreiro, foram os assessores da formação.

Durante a manhã, os casais participaram da Santa Missa, presidida pelo pároco local, padre Fernando Mazula, tomaram café da manhã e participaram de momentos de oração e de acolhimento. Nesta primeira parte da formação foram salientados o serviço-escola do ECC e ainda as funções das etapas do ECC e das funções dos casais de ligação setorial e de casal assessor.

O casal Rosana e Joberto Guerreiro, de Santo André, é coordenador do regional Sul 1 (Estado de SP) do ECC e esteve em formação na Paróquia Imaculado Coração de Maria

Por casais ligação compreende-se aqueles que são responsáveis pelas articulações do ECC entre as paróquias e a diocese. Já os assessores são os casais com funções administrativas e financeiras. Há ainda os casais responsáveis pelos setores. Na Diocese de Araçatuba são responsáveis pela ligação o casal Osvaldo e Beatriz, que são de Araçatuba.

Após o almoço, os casais fizeram os círculos de estudo, bem como plenários de partilha e orientações sobre materiais e gestão do ECC, bem como avaliações finais.

O bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy esteve presente no encontro e saudou os presentes. Segundo ele, a atuação pastoral do ECC é um testemunho do amor de Deus pela família. “Vocês que vivenciam o amor de Cristo na família são fundamentais no testemunho fraterno. Sigam sempre firmes no propósito da evangelização e levem meu cumprimento às suas dioceses. Sejam sempre bem acolhidos”.

ATUAÇÃO

Para Joberto e Rosana, que são de Santo André, o ECC deve servir e não ser visto. “Dizemos que nosso trabalho não busca o brilhantismo, e sim a evangelização das famílias e o resgate do amor dentro delas, tendo sempre como inspiração a família de Nazaré. Hoje em dia é difícil ir na contramão das pretensões poderosas contra o projeto de Deus, que é a família. Mas o ECC se esforça para ser sempre presente”, afirma Joberto.

Para o coordenador do Regional Sul 1, o ECC trabalha sobre os seguintes pilares: “Primeiro vem o acolhimento de casais afastados e fora da Igreja, num sentimento de reciprocidade. Depois aprofundamos os estudos dos Documentos da Igreja e por fim fazemos as práticas de fé e de justiça social”.

JUBILEU DE OURO

Em 2020, o Encontro de Casais com Cristo completa 50 anos. Conforme Joberto, a data será recordada por meio de missas, encontros e uma romaria a Aparecida. “É um momento mais que especial do nosso ECC. Vamos celebrar o amor de Deus em nossas atuações com grande amor”.

O ECC nasceu em 1970 em São Paulo, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Pompeia. O seu fundador foi o padre  Alfonso Pastore (1932-2000). O primeiro encontro do ECC ocorreu com 20 casais. O movimento espalhou-se pelo Estado e também para Estados como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Ceará, ganhando todo o Brasil atualmente.

Conforme o movimento, “O Encontro de Casais co Cristo é um serviço da Igreja, em favor da evangelização das
famílias. Procura construir o Reino de Deus, aqui na terra, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando caminhos para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo”.

O documento 12 da CNBB, Orientações pastorais sobre o matrimônio,  afirma que “a evangelização do matrimônio e da família é missão de toda Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocação. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à Luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja”.

DADOS

No Estado de São Paulo, o ECC está presente em 41 das 47 Dioceses da regional. São  sete setores componentes de conjuntos destas dioceses, os quais se articulam para o trabalho pastoral.

Dados oficiais do ECC enviados pela coordenação do Regional Sul 1 informam que 268 cidades possuem o Encontro de Casais com Cristo. São 21.496 casais que atualmente fazem parte do movimento em todo o Estado de São Paulo.

• Amém ❤️ muito bom e importante Deus abençoe sempre o movimento. Parabéns

Comentários estão fechados.