Nota episcopal: liberados os encontros presenciais de catequese e reforço de medidas sanitárias em atividades presenciais

Bispo Diocesano emitiu nota oficial de liberação dos encontros presenciais de Catequese

O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy emitiu na quinta-feira (10) uma nota oficial com deliberações sobre as ações pastorais e celebrações litúrgicas presenciais durante este tempo de pandemia , em especial acerca dos encontros de catequese em toda a Diocese.

Conforme a nota, as orientações são repassadas tendo em vista a variante Ômicron da Covid-19, com a qual tem sido relacionada o aumento de casos da doença, sendo a vacinação um fator determinante para a redução de óbitos e de casos graves no território diocesano.

“A presente realidade, ao mesmo tempo que permite ampliar processos de flexibilização, recomenda redobrada cautela e persistente insistência na aplicação do protocolo sanitário”.

CATEQUESE

A nota destaca a liberação do retorno dos encontros de catequese nas comunidades paroquiais em toda a Diocese. Dom Sergio, todavia, reforça que todos os cuidados sanitários e de distanciamento devem ser exigidos, bem como a realização de encontros com turmas reduzidas e a constante vigilância e orientação de isolamento em caso de contaminação de algum catequizando, além da necessidade de ser evitadas as aglomerações.

” Recomendar com especial ênfase aos pais que, caso a criança apresente algum sintoma de contaminação ou que tenha tido contato com alguém contaminado que se abstenha de frequentar presencialmente os encontros até que seja certificado estar a criança livre do vírus”, afirma.

Conforme o Bispo Diocesano, as mesmas ações preventivas devem ser cumpridas nas celebrações litúrgicas presenciais, sendo imprescindível o cumprimento das normas sanitárias das autoridades. As incertezas do cenário pandêmico, entretanto, podem sofrer alterações, “dependendo da evolução da pandemia”.

VACINAÇÃO

A nota episcopal também reforça a motivação para que todos os fiéis sejam vacinados. ” Persiste a insistência de motivar os fiéis, adultos e crianças, a se apresentarem para receber a vacina. Cuidar da saúde própria e do próximo não é questão política nem ideológica. É assunto de caridade e responsabilidade cívica”.

BAIXE O ARQUIVO PDF DA NOTA

LEIA A NOTA NA ÍNTEGRA, EM TEXTO CORRIDO

Nota Oficial da Diocese de Araçatuba

Aos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Seminaristas, Agentes de Pastoral e ao Povo de Deus da Diocese de Araçatuba.

Graça e Paz!

Considerando a complexa situação da pandemia, a qual demanda responsável reflexão e devida prudência,  na reunião com o Conselho de Presbíteros, achei por bem consultar, cada membro que o compõe, como de fato consultamos, e tambem, ouvir as autoridades sanitárias e, assim, repassar aos senhores e suas comunidades orientações fundamentadas em pareceres contundentes e técnicos.

A variante Ômicron vem causando consideráveis transtornos face sua fácil transmissão. Sua letalidade, no entanto e felizmente, é relativamente baixa. O alto índice de pessoas vacinadas, em nossa região, ajuda consideravelmente a manter reduzida a periculosidade desta variante. A presente realidade, ao mesmo tempo que permite ampliar processos de flexibilização, recomenda redobrada cautela e persistente insistência na aplicação do protocolo sanitário.

Assim sendo, fica, então, decidido:

1)  a participação presencial nas celebrações litúrgicas, dando preferência a espaços ventilados e insistindo no uso obrigatório de máscaras, e proporcionando aos presentes álcool em gel. Persiste a recomendação de evitar aglomerações, em especial em final das celebrações.

2)   quanto à catequese, ficam liberados os encontros presenciais, observando os seguintes requisitos:

2.1. dá-se preferência a formação de turmas pequenas,

2,2. manter os espaços bem ventilados,

2.3. manter a exigência de uso de máscaras e higienização das mãos,

2.4. evitar aglomerações desnecessárias,

2.5. recomendar com especial ênfase aos pais que, caso a criança apresente algum sintoma de contaminação ou que tenha tido contato com alguém contaminado que se abstenha de frequentar presencialmente os encontros até que seja certificado estar a criança livre do vírus.

3)   levando em conta as incertezas que ainda prevalecem, estas deliberações podem sofrer alterações, dependendo da evolução da pandemia.

Persiste a insistência de motivar os fiéis, adultos e crianças, a se apresentarem para receber a vacina. Cuidar da saúde própria e do próximo não é questão política nem ideológica. É assunto de caridade e responsabilidade cívica.

Aproveito para louvar e agradecer todas as expressões de solidariedade manifestadas neste angustiante período de isolamento e de privações.

A consciente colaboração de todos contribuirá decisivamente para superarmos este doloroso desafio. Juntos e em comunhão venceremos a pandemia. Oremos também por nosso país. Que reinem a paz, a harmonia e o respeito entre os cidadãos!

Com a minha benção paternal

Araçatuba, 10 de fevereiro de 2022.

Dom Sergio Krzywy

Bispo Diocesano de Araçatuba

1 Comentário

• Boa noite
    Obrigada Senhor
    Por esta nota tão importante para nós católicos
    Vamos voltar para nossa catequese tão esperada por todos nós.

Comentários estão fechados.