Paróquias realizam Festa da Divina Misericórdia no próximo domingo

2º Congresso da Divina Misericórdia em São Paulo | Arquidiocese de São Paulo

Paróquias de Araçatuba, Andradina, Valparaíso e Guararapes realizam no próximo domingo, o Segundo Domingo da Páscoa (24), a Festa da Divina Misericórdia. As programações foram divulgadas pelas paróquias Nossa Senhora das Graças de Andradina, Imaculada Conceição de Guararapes e Catedral Nossa Senhora Aparecida em suas redes sociais.

O segundo domingo após a Páscoa é dedicado à Divina Misericórdia. Tradicionalmente as paróquias promovem uma tarde de oração, louvor, adoração e Santa Missa. Na Paróquia Nossa Senhora das Graças, a celebração começa às 14h. Conforme postagem da página oficial da paróquia nas redes sociais, “sob a intercessão de Santa Faustina Kowalska nos colocamos sob a Misericórdia Divina e com nossas orações pedimos pela santificação de todo o mundo”.

Em Guararapes, a Paróquia Imaculada Conceição programou uma tarde inteira de oração, louvor e a conclusão com a Santa Missa. A partir das 14h30, a Festa da Misericórdia começa com adoração, sendo depois programada a oração do Terço da Misericórdia (15h), Catequese sobre a Misericórdia (16h), Louvor (17h15) e encerramento, às 18h. Às 19h tem a Santa Missa.

Em Valparaíso, a Paróquia N.S Auxiliadora inicia às 15h com o Terço da Misericórdia. Depois haverá adoração, pregação e a Santa Missa, às 19h.

ARAÇATUBA

Em Araçatuba, a festa da Divina Misericórdia “começou” antes mesmo do Segundo Domingo da Páscoa. Grupos de oração das paróquias da cidade promoveram a Novena da Divina Misericórdia, com a participação dos padres Orivaldo Pereira Filho, da Paróquia Bom Jesus da Lapa, e do padre Carlos Rogério da Silva, da Paróquia N.S Aparecida de Guaraçaí, além de leigos com testemunhos e reflexões. As orações foram gravadas e divulgadas nas redes sociais dos grupos de oração, como o Grupo Bom Jesus.

Tradicionalmente, a Catedral Nossa Senhora Aparecida promove a Festa da Misericórdia. Neste domingo, a igreja matriz da Diocese realiza a celebração a partir das 14h, com transmissão pelo Facebook da Catedral. Todavia, os fiéis poderão participar presencialmente também de momentos de louvor, oração e de adoração.

Conforme o pároco da Catedral, padre José Carlos Guabiraba, a Festa da Divina Misericórdia  foi instituída por São João Paulo II, no dia 30 de abril de 2000 ,em pleno grande Grande Jubileu, a ser celebrada sempre no Segundo Domingo da Páscoa, o Domingo da Divina Misericórdia.

“Tudo isso por inspiração de uma mística religiosa, Santa Faustina Kowalska,da Polônia, que, como já ocorreu outras vezes na história, como por exemplo, nas solenidades do Sagrado Coração de Jesus e de Corpus Christi,  desta vez chamou a atenção da Igreja para a importância de um aspecto essencial, que não pode ser negligenciado jamais em Deus:a MISERICÓRDIA. Na Festa da Divina Misericórdia, dedica-se toda a tarde do Domingo, em plena alegria da ressureição, a rezar o Terço da Misericórdia e a celebrar a Eucaristia, dedicando especial atenção ao tema do perdão dos pecados (Cf Jo 20,22-23 e Sl 117)”, explicou.

Guabiraba salienta a necessidade orante, especialmente pedindo pela paz e o diálogo em tempos de intolerância. “Especialmente em nossos tempos, marcados pela intolerância, ódio e extremismos de toda espécie, somos chamados a crer na misericórdia e a proclamá-la, pois a essência de Deus se encontra aí. O Deus revelado por Jesus Cristo é um Pai que tem entranhas que lhe permitem acolher nossas dores e misérias, e por isso se compadece de nós. Somos chamados a ser parecidos com Deus, ou seja, misericordiosos. Por tudo isso, creio ser muito importante celebrar a Festa da Misericórdia, na alegria da Ressureição, pois o Senhor Misericordioso é nossa esperança nestes tempos difíceis e de grandes desafios à nossa fé e ao nosso testemunho”.