Pastoral da Criança completa 20 anos de atuação na Paróquia Sant’Ana

A Pastoral da Criança da Paróquia Sant’Ana, em Araçatuba, celebrou os 20 anos de atuação pastoral nas comunidades da paróquia no domingo (8/03), em Santa Missa presidida na matriz pelo pároco, padre Fernando Stanicheschi. Estiveram presentes na celebração os atuais líderes e agentes, bem como leigos que já atuaram na organismo de ação social da  CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).

A Pastoral da Criança na Paróquia Sant’Ana, conforme dados da coordenação local, atua nos setores Sant’Ana, São Miguel Arcanjo, São José e São Geraldo Majela. São 14 líderes e dezenas de voluntários e agentes, os quais atendem 85 crianças.

HISTÓRICO NACIONAL

Missa no dia 8 de março marcou as comemorações de duas décadas de atuação na paróquia

Fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Dra. Zilda Arns Neumann, e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança hoje se faz presente em todos os estados brasileiros e em outros 10 países da África, Ásia, América Latina e Caribe.

Níveis de coordenação

A Pastoral da Criança se organiza por comunidade, ramo, setor, estado e país, tendo equipes de coordenação e conselhos em cada um deles, com normas e estruturação determinadas pelo Regimento Interno, aprovado pela Assembleia Geral.

Coordenação Comunitária – exercida por um dos líderes da Pastoral da Criança da comunidade.

Coordenação de Ramo (paróquia) – responsável por diversas comunidades com Pastoral da Criança de uma mesma paróquia. O coordenador é indicado, em lista tríplice, pelos coordenadores comunitários do respectivo ramo (paróquia) e ratificado pelo pároco.

Coordenação de Setor (diocese) – responsável por diversos ramos (paróquias) com Pastoral da Criança da Diocese à qual pertence. É indicado pelos coordenadores de ramo e ratificado pelo bispo diocesano.

Coordenação Estadual – responsável pelos diversos setores (dioceses) com Pastoral da Criança do Estado. É indicado pelos coordenadores da Pastoral da Criança de Setor e ratificado pelo bispo responsável pela Pastoral da Criança no Estado.

Coordenação Nacional – dar apoio ao trabalho das coordenações da Pastoral da Criança em todo o Brasil. O coordenador nacional é nomeado pelo Presidente do Conselho Diretor e ratificado pela CNBB. Conselho Diretor da Pastoral da Criança – é eleito pela Assembleia Geral da Pastoral da Criança e ratificado pela CNBB.

Assembleia Geral – órgão máximo da Pastoral da Criança. É composta pelo Conselho Diretor, as dioceses, representadas por seus coordenadores estaduais, e representantes da Associação Nacional dos Amigos da Pastoral da Criança (Com dados do site oficial da Pastoral da Criança Nacional).

VEJA AS FOTOS DA SANTA MISSA (Imagens cedidas pela Pastoral da Comunicação da Paróquia Sant’Ana)