Regiões Pastorais e paróquias se preparam para a Solenidade de Corpus Christi na Diocese; confira a programação

As paróquias de toda a Diocese já se organizam para a solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo, o Corpus Christi, celebrado na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.  Neste ano, a data é no dia 30 de maio. Embora todas as paróquias tenham missas, em algumas cidades há celebrações envolvendo todas as paróquias. É o caso de Araçatuba e Andradina.

Em Araçatuba, a tradicional missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy e concelebrada pelos padres das paróquias locais, será às 16h na Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa.

Este ano, a temática central das celebrações em todas as paróquias está em torno dos 30 anos de criaçãoe instalação da Diocese de Araçatuba. Em março, a criação completou 30 anos. A instalação completa 3 décadas dia 29 de maio.

Em 2023, ano da retomada das missas públicas de Corpus Christi após a pandemia da Covid-19, a celebração foi na Paróquia Imaculado Coração de Maria. A cada ano, uma paróquia da cidade recebe a celebração e as suas adjacências a confecção dos tapetes.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE MISSAS EM TODA A DIOCESE CLICANDO AQUI

TAPETES

Os tradicionais tapetes confeccionados pelos fiéis, neste ano, serão no coração de Araçatuba. As 12 paróquias e suas comunidades irão se reunir por um trajeto de quase 1 quilômetro, entre as ruas Tiradentes (porta da igreja Bom Jesus) e Mato Grosso e a Praça Rui Barbosa, passando pela rua Floriano Peixoto, Centro da cidade.

Os tapetes visam, conforme a tradição de fé, ornamentar o caminho pelo qual Jesus Eucarístico irá ser conduzido na procissão posterior à Santa Missa. Este ano, de acordo com o Conselho Regional de Pastoral, cada paróquia de Araçatuba terá entre 75 e 120 metros (a medida varia de acordo com a paróquia) para ornamentar as ruas em torno da praça com os mais variados materiais, entre eles pó de café, pó de serra, casca de ovo, tampinhas, entre outros.

Outras cidades também irão realizar a confecção de tapetes, conforme a tradição de suas paróquias. É o caso da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Valparaíso, a qual fará o itinerário do ginásio municipal até a igreja matriz. Os fiéis chegam ao local por volta de 3h30 e deixam tudo preparado para o Senhor até o horário da Santa Missa, às 9h na cidade.

UNIDADE

Em Andradina, a tradicional missa de Corpus Christi com as duas paróquias da cidade será realizada a partir das 16h na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Conforme o pároco da Paróquia São Sebastião, padre Sebastião Gonçalves, no entanto, desde cedo as duas paróquias estarão enfeitando o trajeto da procissão entre a Paróquia Nossa Senhora das Graças até a Matriz de São Sebastião. A missa reúne toda a comunidade andradinense e os padres da cidade.

“Terminada a Missa, sairemos em Procissão com Santíssimo até a paróquia São Sebastião. Na escadaria da igreja daremos a bênção solene”, explica o Gonçalves.

O SIGNIFICADO

Conforme o Vigário-Geral da Diocese de Araçatuba, padre Charles Borg, A Eucaristia celebra a fraternidade.

“Desde as origens, o dia da Eucaristia é a Quinta-feira Santa. A indiferença e o distanciamento dos fiéis da Eucaristia, fez surgir, no começo da Idade Média, outra data especial. A festa de Corpus Christi é um convite aos fiéis para que aprofundem o entendimento sobre o sagrado mistério eucarístico, superando tanto a rotina como uma ambígua intimidade com o arcano. Os textos litúrgicos, como de hábito, são preciosa ferramenta nesta catequese. O prefácio da missa assim reza: pela comunhão no Sacramento, fazeis de todos um só coração e congregais os cristãos na mesma caridade”.

Borg conclui. “Viver e reverenciar a Eucaristia – fazei isto em minha memória – representa estar profundamente agradecido a Jesus por esta extraordinária iniciativa de ele se fazer presente em cada comunidade de discípulos renovando seu amor por todos e esperando, como resposta, o fortalecimento da comunhão entre eles. Se um só é Pão que alimenta a todos, perfeita deve ser a união! Uma comunhão que necessariamente se expressa em gestos concretos de justiça, de partilha e de solidariedade. “Quem come do pão que eu darei viverá eternamente, e o pão que eu darei é vida para o mundo”! Nada mais lógico que aqueles que são alimentados com o Pão que desce dos céus se dispõem a transformar-se em pão que alimenta o mundo! Não é somente a Igreja que vive da Eucaristia! O mundo também vive do Cristo eucarístico! ”