Regiões Pastorais e paróquias se preparam para a Solenidade de Corpus Christi na Diocese; confira a programação

Dom Sergio preside Santa Missa às 16h, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Araçatuba

As paróquias de toda a Diocese já se organizam para a solenidade do Corpo e do Sangue de Cristo, o Corpus Christi, celebrado na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.  Neste ano, a data é no dia 8 de junho.

Embora todas as paróquias tenham missas, em algumas cidades há celebrações envolvendo todas as paróquias. É o caso de Araçatuba e Andradina.

Em Araçatuba, a tradicional missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy e concelebrada pelos padres das paróquias locais, será às 16h na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no bairro Paraíso.

Diferentemente de outros anos, onde a Santa Missa era presidida no ginásio de esportes, este ano não foi possível realizar no local, conforme o vigário da Região Pastoral de Araçatuba, padre Rodney César Mendes CMF. Neste ano, por conta do uso para competições esportivas no dia da Solenidade do Corpo de Cristo, não foi possível viabilizar o espaço.

“Por conta das atividades esportivas já agendadas para o ginásio como impeditivo, achamos por bem celebrarmos em conjuntos em nossas paróquias. Decidimos fazer neste ano na Paróquia Imaculado Coração de Maria. As paróquias celebram de manhã e à tarde celebramos em unidade com o Bispo Diocesano e as 12 paróquias do Regional”, explica.

TAPETES

Os tradicionais tapetes confeccionados pelos fiéis também estão de volta. Após quatro anos da última realização (em 2019), as 12 paróquias de Araçatuba irão se reunir em torno da Praça João 23, a praça da Igreja do bairro Paraíso, para ornamentar o caminho pelo qual Jesus Eucarístico irá ser conduzido na procissão posterior à Santa Missa, a qual será encerrada com a bênção solene no exterior da igreja.

A suspensão da elaboração de tapetes de Corpus Christi se deu por conta da pandemia da Covid-19. Em 2022, algumas paróquias realizaram tapetes nas adjacências de suas matrizes, mas ainda em números restritos. Este ano, de acordo com o padre Rodney, cada paróquia de Araçatuba terá 50 metros para ornamentar as ruas em torno da praça com os mais variados materiais, entre eles pó de café, pó de serra, casca de ovo, tampinhas, entre outros.

A Missa da Região Pastoral de Araçatuba ocorrerá às 16h na Paróquia Imaculado Coração de Maria. Após a missa, o Santíssimo Sacramento irá percorrer o trecho ornamentado nas adjacências da igreja, e o Bispo Diocesano ministrará a bênção solene.

UNIDADE

Em Andradina, a tradicional missa de Corpus Christi com as duas paróquias da cidade será realizada a partir das 17h na Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Conforme o vigário da Região Pastoral e pároco da Paróquia São Sebastião, padre Sebastião Gonçalves, no entanto, desde às 7h30 as duas paróquias estarão enfeitando o trajeto da procissão entre a Paróquia Nossa Senhora das Graças até a Matriz de São Sebastião. A missa será às 17h, reunindo toda a comunidade andradinense e os padres da cidade.

“Terminada a Missa, sairemos em Procissão com Santíssimo até a paróquia São Sebastião. Na escadaria da igreja daremos a bênção solene”, explica o Gonçalves.

PELA DIOCESE

Em toda a Diocese as missas serão celebradas entre a manhã e a noite. Confira toda a programação da Diocese de Araçatuba, CLICANDO AQUI

A SOLENIDADE

Conforme o Vigário-Geral da Diocese de Araçatuba, padre Charles Borg, A Eucaristia celebra a fraternidade.

“Desde as origens, o dia da Eucaristia é a Quinta-feira Santa. A indiferença e o distanciamento dos fiéis da Eucaristia, fez surgir, no começo da Idade Média, outra data especial. A festa de Corpus Christi é um convite aos fiéis para que aprofundem o entendimento sobre o sagrado mistério eucarístico, superando tanto a rotina como uma ambígua intimidade com o arcano. Os textos litúrgicos, como de hábito, são preciosa ferramenta nesta catequese. O prefácio da missa assim reza: pela comunhão no Sacramento, fazeis de todos um só coração e congregais os cristãos na mesma caridade”.

Borg conclui. “Viver e reverenciar a Eucaristia – fazei isto em minha memória – representa estar profundamente agradecido a Jesus por esta extraordinária iniciativa de ele se fazer presente em cada comunidade de discípulos renovando seu amor por todos e esperando, como resposta, o fortalecimento da comunhão entre eles. Se um só é Pão que alimenta a todos, perfeita deve ser a união! Uma comunhão que necessariamente se expressa em gestos concretos de justiça, de partilha e de solidariedade. “Quem come do pão que eu darei viverá eternamente, e o pão que eu darei é vida para o mundo”! Nada mais lógico que aqueles que são alimentados com o Pão que desce dos céus se dispõem a transformar-se em pão que alimenta o mundo! Não é somente a Igreja que vive da Eucaristia! O mundo também vive do Cristo eucarístico! ”