Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas tem horários variados em toda a Diocese; confira

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período preparatório para a Páscoa. Neste ano, a data cai em 26 de fevereiro, data que marca também a abertura da Campanha da Fraternidade em todo o País.

Este ano, a Campanha tem como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema é “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lucas 10,33-34).

Dom Sergio em missa de Cinzas no ano passado; bispo preside Santa Missa deste ano novamente na Catedral, às 20h (foto: Cláudio Henrique/Assessoria de Comunicação)

E as paróquias e suas comunidades da Diocese de Araçatuba têm horários alternativos de missas, as quais vão desde a manhã até a noite, o mais tradicional dos períodos. Em Araçatuba, a Paróquia do Senhor Bom Jesus da Lapa tem missa às 7h, o mesmo horário da Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas na Paróquia Imaculada de Conceição de Birigui. Em Valparaíso, na matriz Nossa Senhora Auxiliadora haverá missa às 9h. Ambas também terão missas a noite (veja quadro completo no final da matéria).

Já no período da tarde, a Capela São Domingos Sávio (Salesiano), em Araçatuba, terá missa às 17h. À noite todas as paróquias da Diocese celebrarão suas missas. O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy presidirá a Santa Missa na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, às 20h.

A DATA

O padre Robson Suffi Hanna, pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes e assessor diocesano de Liturgia explica que as cinzas possuem o sentido de recordação da origem e do final terreno humano, o qual tem a vida renascida das cinzas.

“Por que cinzas? É para lembrar que, de fato, somos pó! Mas não reduzidos a pó! A fé em Jesus ressuscitado faz com que a vida renasça das cinzas. Quando o ser humano reconhece a sua condição de criatura realmente necessita da ação de Deus, em Cristo e no Espírito, então Jesus Cristo faz brotar vida de nossa condição mortal”, explica.

O padre ainda lembra uma citação de São João Paulo 2º. “A cinza é símbolo de que participamos da Cruz de Cristo, de que “o homem é chamado a tomar parte na dor de Deus até a morte do Filho Eterno na Sexta-feira Santa”.

Ainda de acordo com o padre, o número 40 existente no período quaresmal tem um sentido rico na História de Salvação. A Quaresma termina na quinta-feira da Semana Santa, onde se inicia o Tríduo Pascal.

“A Quaresma começa com o gesto da cinza. Mas termina com a água da Noite Pascal. Ambos os gestos têm uma unidade dinâmica. A cinza suja. A água, limpa. A cinza fala de destruição e morte. A água é fonte de vida na Vigília Pascal. A linguagem com que a Quaresma quer nos fazer entrar na Páscoa é bastante diversificada: orações, cantos, leituras bíblicas, jejuns, entre outros”, conclui.

CONFIRA AS MISSAS NAS PARÓQUIAS DA DIOCESE

Região pastoral de Araçatuba

Catedral Nossa Senhora Aparecida 20h
Paróquia Sant’Ana e Capela Santa Rita 20h ( Nas duas)