Santos Óleos: Dom Sergio destaca a Palavra como fator de unidade e motiva para o Sínodo; veja as fotos e vídeo

A Santa Missa tradicionalmente é realizada na quarta-feira da Semana Santa, mas pelo segundo ano consecutivo foi preciso remanejar a data por conta dos quadros mais vulneráveis da pandemia da Covid-19.

A Santa Missa Crismal, tradicionalmente chamada Santos Óleos , foi presidida na noite de quinta-feira (30/09) pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy  na Catedral Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba. O Clero atuante em todo o território diocesano esteve presente, num gesto de unidade com o seu pastor.

Além do Clero, diáconos, seminaristas e religiosos também estiveram presentes. Cada uma das 33 paróquias enviou dois representantes para a coleta dos óleos da Confirmação, da Unção dos Enfermos e dos Catecúmenos (Batismo). Todos mantiveram o uso da máscara , bem como as normas de distanciamento e de higienização.

HOMILIA

Em sua reflexão, Dom Sergio destacou a centralidade da Palavra na vida da Diocese.

“A Pandemia nos fez , de certa forma, a desaprender a ter encontros. Entretanto, esta celebração é a manifestação da unidade dos presbíteros comigo e nós com o Senhor. A data presente foi escolhida por ser o Dia de São Jerônimo, um dos principais tradutores da Bíblia. Neste mês da Palavra, convém refletir sobre um ponto culminante na nossa caminhada: o centro das nossas comunidades é a compreensão da Palavra, a qual nos proporciona a liberdade e a vida em Cristo”, afirmou.

Conforme o bispo, Cristo é a razão da espiritualidade, sendo a compreensão de sua Palavra a motivação para a ação pastoral. “Jesus Cristo é a razão da nossa vida e a razão da nossa espiritualidade. Ele nos envia, sendo que na animação bíblico-pastoral encontramos as bases para as comunidades eclesiais missionárias”.

SÍNODO

Dom Sergio também motivou todos os diocesanos a vivenciarem o Sínodo convocado pelo Papa Francisco para 2023. A fase inicial sinodal nas igrejas particulares começa neste mês, sendo que a Santa Missa de abertura será dia 17 de outubro, às 10h, na Catedral, dando assim início à fase da Diocese de Araçatuba neste processo.

“O processo sinodal é o caminho que Cristo espera de nós. O comprometimento é a essência da missão da Igreja. Somos chamados a caminharmos juntos e sermos participantes ativos em nossa Igreja”, afirma.

AGRADECIMENTOS

O Bispo ainda agradeceu os presbíteros por todo empenho e dedicação ao sacerdócio, especialmente em tempos de pandemia. “Agradeço aos meus irmãos sacerdotes pelo carinho com a missão evangelizadora e com o povo de Deus. Vocês são incansáveis em se doar. Deus os abençoe”.

Dom Sergio ainda lembrou que três padres da Diocese completarão o Jubileu de Prata sacerdotal em 2021: padres José Carlos Guabiraba (06/12), Orlando Maffei (14/12) e José David dos Santos Filho (15/12).

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Créditos: Cláudio Henrique/Assessoria Diocesana de Comunicação – direitos reservados)