Cursos de Teologia para Leigos em Araçatuba e em Birigui têm inscrições abertas

Os cursos de Teologia para leigos na Diocese visam ampliar o acesso dos fiéis à formação e ao conhecimento para melhor atuarem em suas comunidades e assim vivenciarem sua fé. Em Araçatuba e em Birigui ocorrem essas formações, as quais retomam suas atividades em fevereiro. As inscrições estão abertas.

Em Araçatuba, o Curso de Teologia para Leigos abrange toda a Diocese e suas 33 paróquias. Desde 1994, os fiéis se reúnem para aulas com padres e disciplinas como Cristologia, Sacramentos, Moral, História da Igreja, Liturgia, Mariologia, entre outras.

A duração do curso é de três anos. Conforme o padre Charles Borg, vigário-geral da Diocese e coordenador do curso, os alunos se reúnem, por turma, no primeiro sábado de cada mês. “Cada paróquia da Diocese recebeu cinco novas inscrições este ano. As devolutivas são feitas na primeira aula. Assim, saberemos quantos novos alunos vamos receber. A turma que se formou em 2019 tinha cerca de 60 estudantes”, explica.

Os interessados podem procurar a paróquia que participa ou a mais próxima de sua casa pra informações e inscrições. Mas atenção: as vagas são limitadas e dependem da forma que são ofertadas nas paróquias. Essa maneira pode variar, dependendo do local.

EM BIRIGUI

A imagem pode conter: 14 pessoas, multidão e área internaEm Birigui, o curso de Teologia é realizado pela Paróquia Imaculada Conceição. Todas as quartas-feiras, das 19h15 às 21h15, os alunos se reúnem para a formação dentro de conteúdos ministrados pelos próprios sacerdotes locais.

Conforme o frei Mauro Strabelli, vigário local, o curso dura dois anos e é realizado no Centro de Pastoral da Paróquia, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima. “Nossos professores e sacerdotes ministram conteúdos como a liturgia, os Sacramentos, Eclesiologia, Cristologia, Mariologia, entre outros. É uma forma importante de amadurecer a fé. Não requer diploma, tampouco provas, mas é muito interessante e de grande relevância para a caminhada dos fiéis”, afirma.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da Paróquia Imaculada Conceição. O curso será retomado em 5 de fevereiro, às 19h, com a missa de abertura presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy.

Curso de Teologia para Leigos em Araçatuba:

Local: Campus da região central do Unisalesiano (ao lado do terminal)

Início: 1º de fevereiro, às 15h

Inscrições e informações: todas as paróquias

Curso de Teologia para Leigos em Birigui:

Local: Centro Paroquial de Pastoral da Paróquia Imaculada Conceição, rua  Padre Geraldo Goseling, 376-414, ao lado da Igreja N.S. de Fátima)

Início: 5 de fevereiro, às 19h, com aulas todas as quartas.

Inscrições e informações: Secretaria da Paróquia Imaculada Conceição de Birigui (Praça Doutor Gama, 370-A, Centro). Fone: (18) 3642-2065.