Diocese promove formação sobre a CF 2020 para agentes de pastoral no domingo

A coordenação diocesana para a CF (Campanha da Fraternidade) promove no dia 26/01 (domingo) a formação anual sobre o tema e o lema da campanha para 2020. O evento contará com a presença de todas as paróquias da Diocese de Araçatuba e começa às 8h no Centro Diocesano de Pastoral, o CDP, em Araçatuba.

As inscrições foram feitas nas 33 paróquias da Diocese, completando assim 80 participantes vindos das 19 cidades desta Igreja Particular. Segundo Marisa Longhini, membro da coordenação da CF, o evento vai contar com orações, reflexões e a formação dos assessores ao longo do horário. O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy e o assessor para a CF, padre Cláudio Sanitá, estarão presentes.

Dentre os assessores de pregação está o professor doutor Ederson Ribeiro Costa, psicólogo. O tema deste ano da CF é Fraternidade e vida: Dom e Compromisso, tendo por lema  “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele ” (Lc 10, 33-34).

O evento será encerrado com o almoço. Para Marisa, um dos objetivos da formação é novamente preparar os agentes de pastoral para a conscientização da CF dentro da temática. “Conscientização à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa casa comum”, cita a página 19 do texto-base da CF.

A CAMPANHA

Divulgação/CNBB

O secretário executivo de Campanhas da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), padre Patriky Samuel Batista, ressalta as diversas ações de cuidado em favor da vida promovidas pela Igreja em várias partes do Brasil e também “as diversas situações onde a vida tem sido descuidada e necessita de uma intervenção evangélica fruto de um coração convertido pela Palavra de Deus”.

O CARTAZ

O cartaz da Campanha da Fraternidade de 2020, cujo tema é ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’, remete à figura de Santa Dulce dos Pobres, canonizada em outubro de 2019. O cartaz também apresenta, ao fundo, o Pelourinho, lugar icônico da capital baiana. Padre Patrky explica que a mensagem é de “vida doada é vida santificada. A vida é um intercâmbio de cuidado”.

“Por isso que a Irmã Dulce cuida. E seu modo de cuidar sinaliza uma Igreja em saída. Então, é cuidar das pessoas que estão próximas a nós. Onde estou é lugar de cuidado da pessoa, do mundo, da ecologia. Depois, o cenário faz menção à questão do mundo urbano. Amar é fazer o bem! Daí a beleza do cartaz, que está sintonizado com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no que diz respeito ao pilar da caridade”, explicou.

*Com informações dos portais Vatican News, CNBB e A12

Confira o clipe da Campanha com o Hino da CF