Conselho Diocesano de Pastoral se reúne para reflexão de passos do Sínodo

Os coordenadores de pastorais, grupos, movimentos e representantes das paróquias da Diocese de Araçatuba se reuniram na tarde de sábado (14/05) para a reunião ordinária do Conselho Diocesano de Pastoral, em Araçatuba. A reunião foi conduzida pelo coordenador do CDP, padre Valdir Silvestre, e contou com a participação do Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy.

Após oração inicial e reflexões introdutórias, Dom Sergio partilhou com os presentes algumas etapas expressivas da Assembleia Nacional dos Bispos da CNBB, ocorrida no final de abril de forma remota. O Bispo Diocesano trouxe como destaque a necessidade missionária e também aspectos do cotidiano brasileiro, sob a ótica da fé e do diálogo.

Dom Sergio destacou as formações, a mensagem do Papa Francisco e a mensagem ao povo brasileiro da CNBB, bem como  a análise de conjuntura social elaborada pelos bispos. A próxima etapa da Assembleia será em agosto, de forma presencial.

Após a fala do Bispo Diocesano, os presentes se reuniram em 9 grupos para debaterem o item “caminhar juntos”, uma das últimas etapas Diocesanas do Sínodo proposto pelo Papa. Dentre os tópicos refletidos e feitos nas regiões pastorais estão abordagens no âmbito da articulação de pastoral, protagonismo do laicato, formações e a Igreja em Saída.