SÃO BENTO
ABADE E PAI DOS MONGES
(branco, pref. comum, ou dos santos, – ofício da memória)
Senhor, porção de minha herança e minha taça, tendes em mãos o meu destino; coube-me por sorte a boa parte; sim, é bela a herança que me cabe! (Sl 15,5s)
Bento nasceu na Itália em 480 e lá faleceu em 547. Tendo-se feito eremita, acolheu alguns jovens que queriam viver só para Deus e criou para eles doze pequenos mosteiros. Para orientá-los, escreveu uma “Regra”, que se tornou referência para os mosteiros de todos os tempos. Dividiu de modo equilibrado o tempo entre o trabalho e a oração, donde nasceu a expressão “ora et labora”. Sua vida mística e sua imensa obra nos motivem a dosar criteriosamente tempo de trabalho com vida de oração.
Leitura do livro do profeta Isaías – 10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 11Que me importa a abundância de vossos sacrifícios? – diz o Senhor. Estou farto de holocaustos de carneiros e de gordura de animais cevados; do sangue de touros, de cordeiros e de bodes não me agrado. 12Quando entrais para vos apresentar diante de mim, quem vos pediu para pisardes os meus átrios? 13Não continueis a trazer oferendas vazias! O incenso é para mim uma abominação! Não suporto lua nova, sábado, convocação de assembleia: iniquidade com reunião solene! 14Vossas luas novas e vossas solenidades, eu as detesto! Elas são para mim um peso, estou cansado de suportá-las. 15Quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos. Ainda que multipliqueis a oração, eu não ouço: vossas mãos estão cheias de sangue! 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. – Palavra do Senhor.
A todo homem que procede retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
1. Eu não venho censurar teus sacrifícios, / pois sempre estão perante mim teus holocaustos; / não preciso dos novilhos de tua casa / nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. – R.
2. Como ousas repetir os meus preceitos / e trazer minha aliança em tua boca? / Tu, que odiaste minhas leis e meus conselhos / e deste as costas às palavras dos meus lábios! – R.
3. Diante disso que fizeste, eu calarei? / Acaso pensas que eu sou igual a ti? / É disso que te acuso e repreendo / e manifesto essas coisas aos teus olhos. – R.
4. Quem me oferece um sacrifício de louvor, / este, sim, é que honra de verdade. / A todo homem que procede retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus. – R.
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, / porque o Reino dos céus há de ser deles! (Mt 5,10) – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der ainda que seja apenas um copo de água fresca a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo, não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. – Palavra da salvação.
Antes de partir em missão para ensinar e pregar, Jesus conclui seu discurso missionário, com algumas exigências radicais aos discípulos. A espada é símbolo de divisão, estabelece uma distinção entre quem é a favor do Reino de Deus e quem é contra ele. Essa divisão pode acontecer desde o seio da família; pode haver pessoas guiadas pela justiça do Reino e outras contra. Jesus não pede desprezo pelos familiares; ao contrário, ele mesmo demonstrou afeto e amor aos seus, sem, contudo, esquecer o compromisso com seu Reino. Seguir o Mestre significa optar pela vida, não se fechar em si mesmo, mas solidarizar-se com os próximos pequeninos. Isso denota olhar em torno e sair do próprio egoísmo. Aí está o verdadeiro sentido e a recompensa da vida, quando é doada a Jesus e posta a serviço do seu Reino.
(Dia a dia com o Evangelho 2022)