DNJ reúne mais de 700 jovens em Guaraçaí; Dom Sergio ressalta vocação missionária e alegria do espírito jovem

“A nossa juventude está em comunhão com a Igreja no Brasil e com o Papa Francisco. Não deixem de ser missionários e que os outros roubem de vocês o espírito de alegria jovem e o amor do Cristo que está em cada um de vocês”.

Com essas palavras do Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, pouco mais de 700 jovens de todas as 4 Regiões Pastorais das 33 paróquias da Diocese de Araçatuba participaram na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guaraçaí no domingo, dia 23 de outubro, do DNJ (Dia Nacional da Juventude) 2022, iniciativa anual  organizada pelo Setor Juventude local, em comunhão nacional com toda a Pastoral Juvenil da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no mês de outubro.

Após dois anos, o encontro foi novamente realizado sem as restrições sanitárias por conta da pandemia, o que proporcionou reunir mais jovens e grupos de atuação pastoral. A temática de 2022 foi “E o Verbo se fez Carne e Habitou entre Nós”.

E a temática do encontro deste ano também focalizou no Ano Jubilar Missionário. Segundo Dom Sergio em sua homilia na Santa Missa para os jovens, todos são essencialmente missionários desde o Batismo e precisam sempre progredir na fé sincera. “Reflitamos juntos. Eu tenho rezado? Como rezo? Eu lembro de todos os meus irmãos? Lembremos que o jovem que quer ser autêntico, reza. É como a semente que dá frutos e cresce sempre na fé”. afirmou.

VEJA  A GALERIA DE FOTOS

ORAÇÃO

O encontro começou com uma caminhada de oração do Santo Terço de cerca de 1 quilômetro da entrada da cidade de Guaraçaí até a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Nos mistérios Gozosos, os jovens iam meditando as passagens desde o anúncio a Maria até o reencontro com o Jesus no Templo por meio de encenações dos paroquianos locais, intervenções que emocionaram muito os presentes.

Segundo o pároco local, padre Carlos Rogério da Silva, o preparo para o encontro se deu por meses, sendo destacado sempre o aspecto de acolhida orante e espiritual e de zelo e cuidado com os jovens visitantes. “Para a nossa paróquia é gratificante receber tantos jovens dispostos a servir. Sintam-se sempre bem recebidos e muito obrigado pelo grande testemunho de fé aqui deixado. Foi emocionante e alegre”.

HOMILIA

Após a caminhada , o Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy presidiu a Santa Missa. Em sua reflexão, Dom Sergio parabenizou os jovens pela alegria e dedicação ao encontro.

“Somos peregrinos da esperança e temos a essência missionária. Mas o primeiro passo para tudo é rezar. Devemos ter o discernimento de não cairmos na mundanidade espiritual, tal como disse o Papa Francisco a nós durante a Visita Ad Limina. Ou seja: viver uma fé autêntica e em comunhão. Saibam discernir o que chegam até vocês, pois a vida é uma e devemos cuidar dela pela fé. Muitas vezes utilizam a religião para tudo, menos para o amor. Tenham consciência crítica e não façam aquilo que cega a espiritualidade e a experiência com Deus”.

GESTO CONCRETO

Após a missa, os jovens participaram de animações, pregações e adoração . O Dia Nacional da Juventude é organizado pelo Setor Juventude da Diocese de Araçatuba, que este ano fez como gesto concreto a doação de um litro de leite . Toda a doação vai para o CTO (Centro de Tratamento Oncológico) da Santa Casa de Araçatuba.