Agentes de pastoral da Diocese realizam formação sobre a CF; confira fotos e vídeo

A formação anual diocesana da Campanha da Fraternidade ocorreu na manhã deste domingo (26) no Centro Diocesano de Pastoral, em Araçatuba. Os presentes refletiram sobre o tema e o lema da CF, que são, respectivamente, Fraternidade e vida: dom e compromisso” e “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10,33-34)”.

Conforme dados da coordenação, 82 agentes de pastoral das 19 cidades da Diocese participaram do encontro, que começou com a reflexão inicial proposta pela coordenação diocesana da Campanha, bem com  o vídeo com o hino da CF (https://www.youtube.com/watch?v=3gHMqqthncc) .

Os assessores foram o professor e psicólogo Ederson Ribeiro Costa, que trouxe o aspecto “ver e julgar” do texto-base da CF. De acordo com ele, o olhar de Jesus sempre foi de compaixão e de acolhimento.

“O dom é dado por Deus, mas o compromisso é escolha nossa. Nosso olhar tem que ser permanente no dia a dia das pessoas. Olhemos a vida do próximo: eis o que nos propõe a Campanha da Fraternidade”, explicou.

Em seguida, o coordenador da CF, Ivan Longhini, abordou o aspecto “agir” do texto-base. Inspirado pelo trecho do Evangelho presente no lema, Longhini explicou a necessidade da compaixão e da ação missionária e evangelizadora dentro da proposta da Campanha.

OPORTUNIDADE

Para o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, presente na formação, a Campanha da Fraternidade é a prática da fé no período quaresmal.

“A Igreja no Brasil, em suas diretrizes de evangelização, quer imprimir cada vez mais o espírito do Bom Samaritano, esse espírito de não indiferença, e sim da compaixão e se deixando levar pela oração. Nós estamos em tempos onde não possamos ficar indiferente às coisas. A Campanha nos dá oportunidade de realizar um itinerário certo na mística e na busca da caminhada conjunta de atitudes para discutir situações da sociedade que exigem nossa atenção. Nós não passamos nossa existência sem dar sentido de fé e de fraternidade”.

Veja as fotos (Crédito: Cláudio Henrique/Assessoria de Comunicação)

Assista o vídeo com o psicólogo Ederson Costa