Padre Charles Borg destaca experiência na visita à Diocese de Coroatá: “Ocasião de bênção e enriquecimento para mim”

Registro da visita do Vigário-Geral, ocorrida em novembro de 2022

Em circular emitida no final de 2022 pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, o padre Charles Borg, Vigário-Geral da Diocese de Araçatuba, relatou suas vivências na visita à Diocese de Coroatá, no Maranhão, entre os dias 8 e 12 de novembro do ano passado.

A diocese maranhense é Diocese-Irmã da Igreja de Araçatuba. Nestas modalidades são trocadas experiências pastorais, formativas, missionárias e de proximidade do Clero, diáconos, seminaristas, religiosos e de todo o povo de Deus das duas Igrejas Particulares.

Leia o relato na íntegra.

“Entre os dias 08 e 12 de novembro, à convite do senhor bispo, D. Sebastião Bandeira Coelho, estive visitando a diocese-irmã de Coroatá, participando da sua assembleia diocesana. Ao chegar, hospedei-me no seminário, conhecendo e celebrando junto com os seminaristas. A assembleia começou no dia 10/11, após o almoço. Presentes estiveram padres, religiosos e religiosas e agentes de pastoral advindos de toda diocese. O encontro deu-se no centro de atividades pastorais, local aprazível, cercado por densa e exuberante vegetação.  Minha participação resumiu-se, primeiro, a uma reflexão pastoral sobre a proposta sinodal, elaborada a partir dos pronunciamentos do Papa Francisco. Em seguida, conduzi uma meditação sobre o mesmo tema, desta vez desenvolvida a partir da oração oficial do Sínodo.

Destaco, em primeiro lugar, a afetuosa e fraterna acolhida do senhor bispo, D. Sebastião. A mesma cordialidade foi manifestada pelos padres e agentes de pastoral, antes, durante e após o término da assembleia. Pelas poucas andanças pelo território da diocese, e principalmente pelos depoimentos e testemunhos colhidos durante o encontro observei tratar-se de uma diocese com vasta dimensão territorial, abrigando numerosas comunidades rurais e uma centena de quilombolas. Neste ambiente, o trabalho pastoral se reduz precipuamente ao atendimento sacramental. Os párocos contam com a valiosa participação de vários diáconos casados, além de religiosos e religiosas ativamente comprometidos com a atividade pastoral e inúmeros leigos e leigas dedicados. Emerge, naturalmente, a ingente carência de formação em todas as etapas da ação pastoral. É o grande desafio que interpela a nós, na condição de igreja que assume ser irmã, de fato e de verdade, encontrar meios para atender essa necessidade e esse clamor.

Ocasião de bênção e enriquecimento para mim foi a visita à diocese de Coroatá. Conheci outra realidade de ser igreja. Faço votos que mais colegas sacerdotes, como também religiosos/religiosas e leigos, se disponham a conhecer a realidade pastoral da nossa diocese-irmã e pôr-se a disposição para crescer junto!

Pe. Charles Borg