A Diocese de Araçatuba já está engajada na Campanha da Fraternidade 2023, com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema: “dai-lhes vós mesmos de comer”, do Evangelho segundo São Mateus. Desde o ano passado tanto a Coordenação Diocesana da CF quanto os agentes de pastoral da Diocese estão participando de processos formativos e encontros reflexivos com o intuito de levar as reflexões e ações para as comunidades.
Segundo o coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, Ivan Longhini, a temática da Campanha visa trazer, pela terceira vez, a realidade da fome. “A Campanha busca proporcionar uma reflexão mais social e humanitária de problemas atuais que cercam a sociedade. Pela terceira vez propõe o tema como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome agravado pela pandemia. A fome é um dos resultados mais cruéis da desigualdade. Afeta inicialmente os mais necessitados, tanto que o Papa Francisco afirma que não há democracia se existe fome”, explica.
Longhini destaca que a Diocese de Araçatuba já realizou quatro encontros sobre a CF, sendo um diocesano e outros três nas regiões pastorais de Guararapes, Andradina e Birigui. “Fizemos o lançamento Diocesano e depois cada região se articulou para levar as reflexões para mais perto das comunidades. Depois de dois anos com formações on-line, avaliamos como positivas as participações e troca de conhecimentos”.
GESTO CONCRETO
Como parte da Campanha está o gesto concreto a ser realizado com a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos. Longhini explica que as doações são destinadas às ações sociais existentes tanto na Diocese quanto em nível nacional. A Diocese de Araçatuba ainda estuda a destinação da coleta deste ano. ” A Campanha da Fraternidade visa a comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade, a conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecunda pelo Evangelho, a partilha como visibilidade do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor e a constância na esperança em Cristo Jesus”, conclui.
NAS PARÓQUIAS
Pela Diocese, as paróquias estão mobilizando encontros orantes e de atuação do gesto concreto. Exemplo é a Paróquia São Sebastião de Andradina, a qual realizará cinco encontros em suas comunidades visando a reflexão formativa da CF.
Em cada encontro, os participantes levarão um mantimento. Os alimentos doados serão repassados às famílias cadastradas e assistidas pela paróquia. Segue a programação dos encontros semanais nas comunidades paroquiais.
CONFIRA O HINO DA CF
Deixe um comentário