Entre lives, missa e arrecadação de gesto solidário concreto, pela primeira vez em sua história diocesana, o DNJ (Dia Nacional da Juventude) será de forma híbrida (presencial e on-line) devido às medidas preventivas contra pandemia da Covid-19. O evento de 2020 será promovido em 11 de outubro com o tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema: “Ouviu e Junto Caminhou com Eles ( Lc 24,15-17)”.
Os jovens dos grupos, pastorais e movimentos da Diocese de Araçatuba estão sendo motivados a participarem das ações conjuntas do DNJ. Conforme o assessor diocesano do Setor Juventude, padre Luiz Henrique Carreira, em nível nacional o Setor motiva a presença nas redes sociais em um ano marcado pelos cuidados sanitários.
“No que se refere ao distanciamento social, aliado às outras recomendações de proteção sanitária, a Pastoral Juvenil Nacional estimula as dioceses a marcarem presença nas redes sociais a fim de celebrar o DNJ 2020, mantendo o vínculo eficaz com todas as suas juventudes, devido à facilidade do jovem em se conectar e servir pelas mais variadas ferramentas”, explica.
PREPARAÇÃO
Conforme o assessor, os primeiros atos do DNJ já começam antes mesmo do dia 11 de outubro. Padre Luiz Henrique conta que os jovens já estão se inscrevendo nas lives formativas a serem realizadas no período. Conforme ele, a ferramenta de transmissão ainda está sendo debatida, sendo amplamente divulgada após a decisão.
As inscrições para as formações (leia no final da matéria sobre cada uma, e os horários) podem ser feitas neste link: https://docs.google.com/…/1Wop9bK1VTNHXmwpXNdS6crA…/edit
Outro ponto de mobilização está na venda e confecção de camisetas do DNJ, forma de todos os jovens se encontrarem identificados na unidade. As camisas serão confeccionadas após um período de adesões pelas redes sociais do Setor Juventude.
DOAÇÃO E GESTO CONCRETO
Outro ponto marcante do DNJ 2020 será a arrecadação de leite integral (caixinha) em um drive-thru a ser realizado no dia em frente ao salão paroquial da Paróquia Sant’Ana, em Araçatuba, das 17h30 às 19h. Conforme o padre Luiz Henrique, os jovens e todas as pessoas residentes em Araçatuba e nas proximidades poderão deixar, com segurança, a sua doação, a qual será destinada Centro de Tratamento Oncológico da Santa Casa de Araçatuba.
O assessor explica que o Centro de Tratamento, o CTO, tem demanda grande de consumo de leite pelos pacientes, sendo 120 litros por dia e 3.600 litros mensais de utilização para alimentação.
Para os jovens e pessoas que moram mais distantes de Araçatuba, as arrecadações podem ser feitas com as coordenações regionais de Birigui, Andradina e Guararapes do Setor, as quais repassarão as doações no dia. Cada paróquia é motivada a difundir a iniciativa.
PROGRAMAÇÃO
O DNJ 2020 iniciará o seu dia com a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, às 10h, direto da Paróquia Sant’Ana. A concelebração será do padre Luiz Henrique Carreira e será transmitida ao vivo pelo Facebook do Setor Juventude e o Facebook da Diocese de Araçatuba.
À tarde, começa o workshop com as lives. Entre às 14h30 e 17h, os jovens inscritos poderão participar de duas formações, cujos links serão disponibilizados a quem aderiu.
Os formadores serão: Comunidade Aplha e Ômega, Irmã Valéria, assessora nacional da Pastoral Juvenil, Doutora Alessandra Rossi, psicóloga, e membros dos Salvistas (Instituto Missionário Servos de Jesus Salvador).
Eles ministrarão temáticas voltadas à Teologia do Corpo, de São João Paulo 2º, Vocação, Temperamentos e Santidade. Conforme o assessor diocesano do Setor Juventude, os temas foram escolhidos em consultas e votações com os jovens.
ORGANIZAÇÃO
Para a coordenadora diocesana do Setor Juventude, Emiliene Spontoni, a organização repetirá os workshops após o grande êxito do ano passado entre os jovens. Emiliene ressalta a formação e a unidade dos jovens em torno do evento. “Tendo em vista que os jovens gostaram muito dos momentos de workshop’s com temas variados nos DNJ’s anteriores, nesse ano decidimos montar salas on-line, utilizando os temais que foram mais votados por eles para a Formação da Juventude, a qual seria realizada no começo deste ano, mas que foi cancelada por conta da pandemia. Para motivar a unidade dos jovens da Diocese, o nosso bispo, Dom Sergio Krzywy, celebrará a Eucaristia que será transmitida para todos os jovens participarem”.
Emiliene acredita que os jovens, com toda a fé e ardor, podem realizar grandes feitos de evangelização pelas redes sociais. “Na Exortação Apostólica “Christus Vivit”, o Papa Francisco diz que os jovens são capazes de criar novas formas de missão e pede para que possamos encher as redes sociais de Deus e é isso que queremos fazer através desse DNJ”, conclui.
1 Comentário
Seja um bom encontro para reforçar a esperança entre os Jovens da Diocese de Araçatuba com todas as paróquias e comunidades , paz e bem..