Dicastério de Comunicação do Vaticano esclarece direitos autorais no uso de suas mídias

No último dia 13 de janeiro, o Dicastério para a Comunicação, lançou uma Carta em resposta a pedidos de esclarecimentos sobre publicações presentes no site Vatican News – Rádio Vaticano. A carta esclarece que o uso de fotos, textos e audiovisuais das mídias do Vatican News e da Rádio Vaticano podem ser reproduzidos, mas colocando os devidos créditos como condição para difusão.

A carta alerta ainda para o uso de fotos de agências internacionais particulares (como, por exemplo, Reuters, AFP-Agence France Presse, ANSA, AP-Associated Press, etc.). A articulação diocesana da PasCom pede cuidado na observação dos créditos destas imagens, pois estas agências são particulares e podem reivindicar cobrança de indenizações autorais.

Em comunicado, a coordenação do Regional 1 da Pastoral da Comunicação orienta uma leitura bem atenta da carta. “É importante que façamos uma leitura atenta a Carta, para que saibamos claramente os critérios das fotos que têm o uso autorizado, bem como aquelas que não têm, para que não tenhamos problemas legais com a reprodução de conteúdo na difusão das notícias relativas ao Papa Francisco, à Santa Sé e a Igreja universal do site Vatican News – Rádio Vaticano”.

Leia a carta na íntegra