Campanha da Fraternidade: Diocese se mobiliza por meio de encontros formativos e gestos concretos

Ivan Longhini, coordenador Diocesano da CF

A Diocese de Araçatuba já está engajada na Campanha da Fraternidade 2023, com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema: “dai-lhes vós mesmos de comer”, do Evangelho segundo São Mateus. Desde o ano passado tanto a Coordenação Diocesana da CF quanto os agentes de pastoral da Diocese estão participando de processos formativos e encontros reflexivos com o intuito de levar as reflexões e ações para as comunidades.

Segundo o coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, Ivan Longhini, a temática da Campanha visa trazer, pela terceira vez, a realidade da fome. “A Campanha busca proporcionar uma reflexão mais social e humanitária de problemas atuais que cercam a sociedade. Pela terceira vez propõe o tema como forma de contribuir no enfrentamento do flagelo da fome agravado pela pandemia. A fome é um dos resultados mais cruéis da desigualdade. Afeta inicialmente os mais necessitados, tanto que o Papa Francisco afirma que não há democracia se existe fome”, explica.

Longhini destaca que a Diocese de Araçatuba já realizou quatro encontros sobre a CF, sendo um diocesano e outros três nas regiões pastorais de Guararapes, Andradina e Birigui. “Fizemos o lançamento Diocesano e depois cada região se articulou para levar as reflexões para mais perto das comunidades. Depois de dois anos com formações on-line, avaliamos como positivas as participações e troca de conhecimentos”.

Pode ser uma imagem de mapa e texto que diz "Fraternidade e Fome "Dai-lhes vós mesmos de comer!" (Mt14,16) CNBB CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023 2de abril- Domingo Ramos: Coleta Nacional da Solidariedade @fo @cnbbnacional CNBB 1 cbb.org.b"GESTO CONCRETO

Como parte da Campanha está o gesto concreto a ser realizado com a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos. Longhini explica que as doações são destinadas às ações sociais existentes tanto na Diocese quanto em nível nacional. A Diocese de Araçatuba ainda estuda a destinação da coleta deste ano.  ” A Campanha da Fraternidade visa a comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade, a conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecunda pelo Evangelho, a  partilha como visibilidade do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor e a constância na esperança em Cristo Jesus”, conclui.

NAS PARÓQUIAS

Pela Diocese, as paróquias estão mobilizando encontros orantes e de atuação do gesto concreto. Exemplo é a Paróquia São Sebastião de Andradina, a qual realizará cinco encontros em suas comunidades visando a reflexão formativa da CF.

Em cada encontro, os participantes levarão um mantimento. Os alimentos doados serão repassados às famílias cadastradas e assistidas pela paróquia. Segue a programação dos encontros semanais nas comunidades paroquiais.

23/2 – Comunidade São Pedro (ARROZ)
28/2 – São Paulo (AÇÚCAR)
09/3 – Santo Expedito (CAFÉ)
14/3 – Nossa Senhora Aparecida – Stella Maris (SARDINHA)