Clero se reúne em assembleia ordinária no Centro Diocesano de Pastoral

O Clero da Diocese de Araçatuba se reuniu nesta quarta-feira (5/10) para a Assembleia Ordinária. Os presbíteros e diáconos se reuniram no Centro Diocesano de Pastoral com Dom Sergio Krzywy, em seu primeiro compromisso após a chegada da Visita Ad Limina Apostolorum , ocorrida entre 26 de setembro e 1º de outubro, em Roma.

No encontro, Dom Sergio apresentou uma síntese dos momentos mais importantes  da Visita Ad Limina, especialmente do encontro com o Papa Francisco, bem como suas reflexões e impressões em todas as agendas. Dom Sergio ainda trouxe a síntese do relatório da Assembleia dos Bispos do Brasil, ocorrida recentemente em Aparecida.

O tema central da Assembleia foi a apresentação da síntese do relatório diocesano do Sínodo. Os presentes fizeram uma leitura partilhada do texto e no final puderam acenar os pontos relevantes do texto da Diocese de Araçatuba para o Sínodo.

FORMAÇÃO

O padre Robson Suffi Hanna, na sequência dos trabalhos, fez uma reflexão da Carta Apostólica Desiderio Desideravi, Formação Litúrgica do Povo de Deus, divulgada este ano pelo Papa Francisco.  A  finalidade da Carta Apostólica – insistir na formação litúrgica – é oferecer algumas reflexões acerca da Liturgia, reconhecendo, porém, que “certamente não esgotam o imenso tesouro da celebração dos santos mistérios” (n. 61). Tal intento é para que nos ajude “a reavivar nossa admiração pela beleza da verdade da celebração cristã, a nos lembrar da necessidade de uma autêntica formação litúrgica e a reconhecer a importância de uma arte de celebrar que esteja a serviço da verdade do mistério Pascal e da participação de todos os batizados nele, cada um segundo a sua vocação” (n. 62).

Assessor das Pastorais Sociais e coordenador do Conselho Diocesano de Pastoral, padre Valdir Silvestre apresentou uma proposta de vivência da caridade, tendo por base a temática da fome presente na Campanha da Fraternidade de 2023. As pastorais sociais, na análise do padre, podem contribuir significativamente para a centralidade das ações de caridade.

Ainda foi lida uma carta de agradecimento do Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, sobre a ajuda da Diocese de Araçatuba para as ações solidárias em decorrência das fortes chuvas do começo de 2022 na cidade fluminense. A arrecadação da solidariedade da Campanha da Fraternidade 2022 fora revertida para o fundo de solidariedade daquela Igreja Particular.

COMUNICADOS

Ainda na leitura dos comunicados, foi distribuído o material para o Ano Vocacional. As paróquias também foram motivadas a celebrarem este mês o Jubileu do Ano Missionário, tendo em vista o mês presente destinado para as missões.