Com novidades no processo formativo, seminaristas diocesanos retomam ano letivo

Seminário São José, em Araçatuba, será a casa de formação de todos os seminaristas diocesanos em 2021

Os seminaristas diocesanos retomaram o ano letivo em 1º de fevereiro. Por conta da pandemia, os cursos de Filosofia e de Teologia serão feitos de forma remota, ou seja, no ensino à distância. Em reunião no dia 29 de janeiro, o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy e os padres formadores também deliberaram sobre as outras dimensões de formação, ou seja, os âmbitos espiritual, acadêmico, humano-afetivo, pastoral e comunitário.

No dia 18 de fevereiro, o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy preside a Santa Missa de abertura do ano de formação no Centro Diocesano de Pastoral, em Araçatuba. Dentre as novidades de 2021 estão que os seminaristas irão morar no CDP , que será a casa de formação onde se desenvolverão as atividades formativas dos seminaristas da Diocese para melhor vivência e aprendizado em todo o processo formativo.

Também estão agendados retiros de espiritualidade e de formação durante todo o ano. Conf0rme Dom Sergio, o retorno das atividades pastorais, onde os seminaristas se deslocam até as paróquias para auxiliarem os padres e ajudarem na rotina pastoral, espiritual e litúrgica das comunidades, será discutido conforme o andamento do quadro de pandemia.

Em 2020, os seminaristas cursaram a formaçao pela modalidade EAD. Tanto a faculdade de Filosofia quanto a de Teologia são tradicionalmente cursados em Marília. Atualmente, os seminaristas Célio Torres e Gabriel Alves estão no primeiro ano de Filosofia; o seminarista Gabriel Vigetta está no segundo ano de Filosofia; Flávio Freitas está no quarto ano de Filosofia; Roberto Holgado está no terceiro ano de Teologia e os seminaristas Francis Morais e Rafael Lopes estão no quarto e último ano de Teologia. No seminário propedêutico não há seminaristas em 2021.