Confira a nota de Dom Sergio Krzywy sobre o falecimento de Dom José Carlos

Nota de Falecimento

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, mesmo se houver morrido, viverá” (Jo 11,25).

Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de nosso Bispo Emérito, Sua Excia. Revma. Dom José Carlos Castanho de Almeida.

Dom José Carlos era filho de Accacio Castanho de Almeida e de Joana Pires Castanho, tendo nascido em 14 de junho de 1930, em Guareí, interior do Estado de São Paulo.Era o mais velho de três irmãos: João Batista, Maria Lúcia e Annibal, todos nascidos na mesma cidade, naquela mesma década.

Estudou Filosofia no Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo-SP e na Universidade de Mogi das Cruzes-SP. Realizou estudos de Teologia na Faculdade Nossa Senhora Assunção, na capital de São Paulo, tendo, também, se bacharelado em Direito Civil, pela Faculdade de Direito de Sorocaba-SP. Sua Ordenação Sacerdotal foi em Sorocaba-SP, no dia 08 de dezembro de 1953.

Dom Castanho de Almeida foi Vigário Geral da Diocese de Sorocaba-SP, tendo nessa mesma Diocese exercido os seguintes ofícios: Pároco da Catedral de Nossa Senhora da Ponte, Diretor Espiritual do Seminário Diocesano São Carlos Borromeu e Assistente das Equipes de Nossa Senhora.

Dom José Carlos foi eleito Bispo em 10 de março de 1982, tendo sua Ordenação Episcopal ocorrido aos dois (02) dias do mês de maio daquele mesmo ano, pelas mãos do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, em Sorocaba-SP. Posteriormente foi nomeado Bispo Auxiliar de Santos-SP, onde ficou até 09 de setembro de 1987. Em 25 de outubro de 1987 tomou posse como Bispo da Diocese de Itumbiara-GO, tendo ali permanecido por sete (07) anos. Com a criação da Diocese de Araçatuba-SP, aos 23 de março de 1994, Dom José Carlos foi designado o seu primeiro Bispo, permanecendo no exercício de suas funções episcopais de 1994 a 2003.

Araçatuba-SP, 27 de fevereiro de 2022.

Dom Sergio Krzywy

Bispo da Diocese de Araçatuba

Confira a nota no arquivo PDF