Confira os horários das missas da solenidade de Maria, Mãe de Deus

Procissão em honra a Nossa Senhora Aparecida, em missa na Catedral Diocesana, em 2022

A transição entre o final e o início do ano civil é marcada na liturgia da Igreja Católica pela Solenidade de Maria, Mãe de Deus. Nas paróquias da Diocese de Araçatuba estão marcadas missas tanto no dia 31 de dezembro quanto no feriado de Confraternização Universal, em 1º de janeiro.

A solenidade marca também o final da Oitava do Natal, ou seja, o período de 8 dias que os católicos vivenciam a exultação da festa pelo Nascimento do Menino Jesus.

Segundo os horários enviados pelas paróquias, há diversos horários para a maior facilidade de participação dos fiéis, sendo muitos visitantes que estão passando as festividades de final de ano em nosso território diocesano.

LITURGIA

Conforme o Concílio Vaticano 2º, “desde os tempos mais remotos, a Bem-Aventurada Virgem é honrada com o título de Mãe de Deus, a cujo amparo os fiéis acodem com suas súplicas em todos os seus perigos e necessidades”.

O Vigário-Geral da Diocese de Araçatuba, padre Charles Borg,  destaca que a Igreja aclama Maria como Mãe de Deus, no sentido de ser mãe do Unigênito Filho divino.

“A liturgia do primeiro dia do ano, destaca o ritual de circuncisão, a que era submetido todo primogênito, oito dias após o nascimento. Por este ritual, todo primogênito masculino era consagrado a Deus. Na cerimônia costumava-se também dar o nome á criança. No caso do Filho de Maria, seu nome já fora estabelecido pelo alto – ele se chamará Jesus, porque vem salvar seu povo. O Filho de Maria é também Filho de Deus, porque gerado pelo Espírito Santo. Por isso, a Igreja aclama Maria como Mãe de Deus, no sentido de ser mãe do Unigênito Filho divino”, explica.

E conclui: “Na ocasião, a Igreja conclama todas as pessoas de boa vontade a orarem e colaborarem com a construção da paz universal. Dia primeiro do ano é também dia da Paz Universal”.

CONFIRA OS HORÁRIOS DAS MISSAS EM TODA A DIOCESE:

CLIQUE AQUI