A Diocese de Araçatuba divulgou nesta sexta-feira (13) uma nota a todo o clero e ao povo de Deus com orientações pastorais sobre a prevenção do coronavírus, que está em estágio contagioso em todo o mundo.
A nota, assinada pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy e elaborada junto ao Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores, aplica as orientações às missas e celebrações, omitindo alguns ritos como forma de prevenção.
De acordo com a nota, orienta-se suspender temporariamente o abraço da paz, a oração do Pai-Nosso de mãos dadas, a distribuição da Sagrada Comunhão apenas na espécie de pão e nas mãos e ainda a vigilância cuidadosa de higienização das mãos antes e depois dos ritos religiosos.
AGLOMERAÇÃO
Conforme o bispo diocesano, as medidas foram tomadas como forma de prevenção e se restringem apenas às missas e celebrações. Eventos de aglomerações, dentre eles formações, grupos de oração, retiros, reuniões, dentre outros ainda estão mantidos. No entanto, a Igreja de Araçatuba observa atentamente as informações sobre o avanço ou recuo da pandemia.
As medidas já estão em vigor e sem prazo final. Todas as normas são válidas para toda as 33 paróquias da Diocese.
Vale ressaltar que, por ora, nenhuma cidade abrangente da Diocese possui casos confirmados de coronavírus. No entanto, boa parte das dioceses da Província Eclesiástica de Botucatu já adotaram a suspensão temporária dos ritos, como as dioceses de Marília, Lins, Presidente Prudente, Botucatu, etc.
Confira a nota na íntegra:
Nota Oficial da Diocese de Araçatuba
Aos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos, Seminaristas, Agentes de Pastoral e ao Povo de Deus da Diocese de Araçatuba. Orientações pastorais como medidas preventivas para evitar possíveis contágios do coronavírus durante missas e celebrações:
1. Que seja omitido o Abraço da Paz.
2. Que seja omitido o costume de rezar o Pai-Nosso de mãos dadas.
3. A Sagrada Comunhão seja distribuída aos féis SOMENTE sob a
espécie de pão e nas mãos.
4. Todos os Agentes de Pastoral que observem rigorosamente a
higienização das mãos antes e depois das funções religiosas.
Em Cristo, o Bom Pastor.
Dom Sergio Krzywy
Bispo da Diocese de Araçatuba
1 Comentário
Medidas sensatas ! Poderíamos acrescentar uma oração para o livramento desse vírus e cuidados reais para evitar o contágio.