Corpus Christi: missas públicas são canceladas este ano; bispo convoca para oração comunitária no dia

Da Assessoria de Comunicação

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy emitiu nesta segunda-feira (18) orientações pastorais para as paróquias e o Clero por meio reforço das medidas preventivas em combate ao Covid-19. As missas públicas continuam suspensas, bem como mantido o decreto episcopal do dia 19 de março.

Dentre as orientações pastorais divulgadas estão o cancelamento este ano da Santa Missa pública de Corpus Christi, que este ano ocorreria em 11 de junho, bem como procissões e a confecção dos tradicionais tapetes, os quais são ornamentados anualmente para que o Santíssimo Sacramento passe pelas ruas das cidades na solenidade.

Dom Sergio em bênção solene no Corpus Christi de 2019; missas públicas em nível regional também foram canceladas este ano

Com isso, as missas regionais de Corpus Christi estão canceladas este ano. Na região pastoral de Araçatuba, a missa reúne as 12 paróquias do município no ginásio de esportes municipal. Em Birigui, a Santa Missa é celebrada na Praça Doutor Gama, com todas as quatro paróquias; em Andradina, a solenidade reúne as duas paróquias da cidade. Em outros municípios tradicionalmente também ocorrem as celebrações, com procissões e bênção. “Reafirmamos o nosso propósito de contribuir efetivamente para superarmos a pandemia”, afirma o bispo diocesano.

TRANSMISSÕES SEGUEM NORMAIS

As celebrações paroquiais on-line para o dia de Corpus Christi, conforme o bispo, podem ser transmitidas normalmente, sendo, inclusive, motivadas. No território diocesano, praticamente todas as paróquias transmitem as celebrações semanalmente, bem como momentos de formação, oração e adoração durante a semana.

ATO COMUNITÁRIO

O bispo motiva os fiéis a realizaram no dia de Corpus Christi, às 16h, um momento comunitário diocesano de reverência e de oração.

Dom Sergio explica que os fiéis são motivados e orientados a lerem a o Evangelho segundo São João no capítulo 6 e versículos 51 a 58 e, após reflexão, orarem um Pai-Nosso, três ave-Maria e um Glória ao Pai em intenção ao Santo Padre, o Papa, e de toda a Igreja.

“Convocamos todos os fiéis, cada um de sua casa, para às 16h nos unirmos em oração. Leia-se primeiro o Evangelho do dia, João 6,51-58, e, após breve meditação, rezar um Pai-Nosso, três Ave-Maria e um Glória ao Pai, em intenção ao Santo Padre, o papa, e de toda a Igreja”, conclui o bispo.