Curso de Teologia para Leigos retoma suas aulas no próximo dia 3 de fevereiro

O ano letivo do Curso de Teologia para Leigos da Diocese de Araçatuba retoma as suas aulas no dia de 3 de fevereiro, um sábado. Mensalmente, os matriculados de todas as 34 paróquias da Diocese se reúnem para aprendizados em diversos assuntos eclesiais ministrados nas aulas, como Cristologia, Pastoral, Espiritualidade, Bíblia, História da Igreja, Liturgia, etc.

Conforme o coordenador do Curso, o Vigário-Geral padre Charles Borg, novamente três turmas , sendo cada uma correspondente ao primeiro, segundo e terceiro anos, estão formadas. São cinco inscrições por paróquia da Diocese e algumas remanescentes, as quais foram entregues no final do ano nas comunidades pelos próprios estudantes.

“As fichas foram entregues a voluntários que ficaram de motivar colegas paroquianos a participar do curso. Percebe-se interesse de várias pessoas em participar desta iniciativa de formação, fazendo eco ao que o senhor bispo Dom Sergio, sempre diz: o aluno que participa do curso é o mais qualificado incentivador para atrair novos alunos”, explica.

NOVAS VAGAS

Conforme Borg, somente após o início do curso é que será possível saber se haverão novas vagas. “No caso de algumas paróquias não preencherem as vagas a elas destinadas, haverá espaço para novos inscritos. Isso será possível, no entanto, a partir do mês de março”.

O curso é realizado sempre nos primeiros sábados de cada mês, com exceção ao mês de janeiro, das 15h às 20h20, no prédio do curso de enfermagem do Centro Universitário Salesiano, unidade Centro de Araçatuba (antiga UNA).

O coordenador do curso informa ainda que em 2024 o padre Robson Suffi Hanna, pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Guararapes, será um dos professores. Ele substituirá o padre Paulo Sérgio Martins, pároco na Paróquia São José de Castilho e administrador paroquial na Paróquia Nosso Senhor do Bonfim, em Nova Independência .

“É com alegria que o curso acolhe a presença do padre Robson que assumirá as aulas sobre Pastoral. A coordenação do Curso manifesta apreço e admiração pela dedicação do padre Paulo Sérgio Martins que no ano passado se prontificou a administrar as aulas sobre Pastoral, mesmo com considerável sacrifício tendo que voltar apressadamente para honrar seus compromissos pastorais em Castilho”, afirma.

PARTICIPAÇÃO

Ainda de acordo com o padre Charles, em suas avaliações finais, os alunos destacaram a atenção e a presença regular do Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy nas formações e incentivos.

“Tal reflexão  enfatiza sempre a importância de formar leigos cada vez mais capacitados para os diversos serviços pastorais”, conclui.

Em 2023, a 25ª turma do Curso de Teologia concluiu os seus estudos com a formatura em Santa Missa realizada na Paróquia Santo Antônio, em Araçatuba. Foi o retorno das atividades após três anos de interrupção por conta da pandemia da Covid-19.