Divulgadas novas orientações para a Catequese na Diocese; leia na íntegra o documento episcopal

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy e o assessor diocesano da Catequese, padre Jefferson Monsani, encaminharam para as paróquias orientações pastorais acerca da formação catequética de crianças, jovens e adultos neste atual momento de pandemia. As orientações novas são datadas de 22 de fevereiro.

Conforme o documento, o objetivo é continuar fomentando ações de evangelização e integração dos catequizandos, crismandos e seus familiares, pois a Catequese ocupa um imporante lugar na vivência pastoral e evangelizadora da Igreja. “De fato, é dever de todos (…) Cuidar da ação catequética, para que a fé dos batizados , por meio da Palavra e do exemplo. possa amadurecer, e, iniciados na vida cristã, sejam eles introduzidos no mistério de Cristo.

Os encontros presenciais, conforme as orientações, continuam suspensos devido ao cenário da pandemia. Entretanto, o bispo diocesano e a assessoria catequética motivam e pedem alternativas de encontros, formações e atividades por meio das novas tecnologias, como as redes sociais, aplicativos, reuniões instantâneas, etc.

Conforme Dom Sergio e o padre Jefferson, as novas tecnologias ajudam a evitar a perda de vínculo entre catequistas, catequizandos, comunidade e famílias. “Apesar da suspensão dos encontros presenciais, não se perca o vínculo entre comunidade, os catequizandos e que a catequese não fique interrompida totalmente. Por meio das redes sociais paroquiais, que estas iniciativas sejam compartilhadas, a fim de que sirvam de mútuo incentivo e inspiração”, afirma o documento orientador.

SACRAMENTOS

Em relação aos Sacramentos de Eucaristia (Primeira Comunhão) e da Crisma, o documento pede que eles sejam marcados e ministrados aos catequizandos já devidamente preparados, evitando, porém, um número grande de uma vez. A carta pede que, tanto na Crisma quanto na Primeira Eucaristia, as comunidades se organizem em pequenos grupos. No caso da Confirmação, continua a necessidade de agendamento com a Mitra Diocesana e o bispo diocesano.

CLIQUE AQUI E LEIA NA ÍNTEGRA O DOCUMENTO DE ORIENTAÇÕES PASTORAIS

 

X