DNJ 2022 será realizado em Guaraçaí; expectativa de Setor é receber ao menos 500 jovens

Cartaz do DNJ em nível nacional

O DNJ  (Dia Nacional da Juventude)  acontece neste domingo (23/10) na Diocese de Araçatuba. Em 2022, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Guaraçaí receberá o evento ,  qual tem a expectativa de receber entre 500 e 600 jovens de todos os grupos, pastorais e movimentos juvenis da Diocese.

O tema do DNJ deste ano é: “E o Verbo se fez carne”. Conforme o assessor do Setor Juventude da Diocese, padre Luiz Henrique Carreira, o tema tem por objetivo chamar a atenção dos jovens para a presença do Cristo Ressuscitado que caminha entre todos e traz palavras de Vida Eterna.

Carreira destaca a volta integral da Juventude Diocesana às atividades do setor em 2022. Ele salienta a Missão Jovem ocorrida na Comunidade Sagrado Coração de Jesus de Brejo Alegre, entre os dias 29 e 31 de julho deste ano. Os dois últimos anos de DNJ ocorreram na Paróquia Sant’Ana, em Araçatuba, mas com presença reduzida de jovens.

“Para a nossa Diocese será um expressivo retorno de toda a juventude às atividades presenciais, passado esse período tenso da pandemia, pois as duas últimas edições do DNJ foram reservadas somente para coordenadores de grupos e representantes. Assim, para este ano, todos os membros de grupos e movimentos juvenis de nossa Dioceses estão motivados a participar”, afirma.

DNJ de 2021, em Araçatuba; este ano a participação não terá restrições de jovens, sendo esperados até 600 membros de grupos, pastorais e movimentos

PROGRAMAÇÃO

Segundo o assessor do Setor Juventude, o encontro terá início por volta das 8h com uma procissão orante, na qual os jovens irão meditar os mistérios gozosos do Santo Terço.

Em seguida, será celebrada a Santa Missa, a qual será presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy. ” Dando sequência ainda na parte da manhã, teremos um momento de pregação à luz do tema deste ano do DNJ pelo jovem missionário e músico Gabriel Corrêa, da comunidade Canção Nova de Cachoeira Paulista”, salienta o padre.

À tarde, após o almoço, ocorrerão os workshops, que são formações temáticas previamente inscritas pelos jovens. Após os workshops, os jovens participarão de momentos de louvor e adoração. A previsão é que o encontro termine até ás 17h.

Leites arrecadados no DNJ 2021; mais de 1.500 litros

GESTO CONCRETO

Em sintonia com as necessidades dos irmãos que lutam contra o câncer, a ação solidária do DNJ de 2022 será novamente a doação de leite. Cada participante está sendo motivado a colaborar com um litro do alimento, bem como mobilizar a sua comunidade para tal. Em 2021, foram arrecadados 1.519 litros de leite para o CTO (Centro de Tratamento Oncológico) da Santa Casa de Araçatuba.

“E seguindo a tradição de edições passadas, cada jovem participante deverá levar para o encontro 1 litro de leite como doação para o encontro”, explica o padre.

CONVITE

O padre motiva todos os jovens a se unirem em oração e participação ao encontro. “Ademais, eu  externo as mais positivas expectativas para o encontro deste ano, devido a oportunidade privilegiada de expressar a comunhão e a participação de toda a juventude de nossa Diocese, que deságua na proposta sinodal que estamos vivenciando na Igreja pelas motivações do Papa Francisco. E ainda como um modo de animar-nos mutuamente no serviço de evangelização com nossos jovens”, conclui.