A Santa Sé anunciou, nesta quarta-feira, 15 de junho, a decisão do Papa Francisco em aceitar o pedido de renúncia apresentado por dom Vicente Costa ao governo pastoral da diocese de Jundiaí (SP), por motivo de idade. Foi nomeado como novo bispo da diocese dom Arnaldo Carvalheiro Neto, atualmente bispo de Itapeva (SP).
Dom Arnaldo recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1997 e foi incardinado na diocese de Araçatuba (SP). Em seu ministério sacerdotal desempenhou as funções de pároco da paróquia de São Brás, em Birigui (SP); vigário paroquial da paróquia Saint Roman, em Chicago. Além disso, foi diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos em Marília (SP). Também foi pároco da paróquia São Pedro Apóstolo, em Gabriel Monteiro (SP), e reitor do Seminário Propedêutico de Araçatuba (SP). Foi nomeado bispo em 4 de maio de 2016 e ordenado em 17 de julho do mesmo ano. Em 25 de julho de 2016, foi nomeado bispo coadjutor de Itapeva (SP). Em 19 de outubro do mesmo ano, nomeado como o sexto bispo desta Igreja particular, que foi criada em 2 de março de 1968 pelo Papa Paulo VI.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou gratidão pelo seu ministério episcopal de Dom Vicente Costa, que agora entra em nova etapa, com a emeritude. Ele foi ordenado bispo em 1º de julho de 1998, em Maringá (PR). Ele foi bispo da diocese de Umuarama (PR) no período de 9 de outubro de 2002 até 28 de fevereiro de 2010. Antes, ele foi bispo auxiliar da diocese de Londrina (PR), entre os anos 1998 a 2002. Seu lema episcopal é “Fazei tudo o que Ele vos disser (Jo 2, 5)”. Em 7 de março de 2010, tomou posse como o quinto bispo de Jundiaí.
Dom Arnaldo esteve no mês de maio na Diocese de Araçatuba, onde presidiu missas nas paróquias São Pedro de Gabriel Monteiro e São Brás de Birigui. O bispo completou 25 anos de ordenação presbiteral no mês citado.