Encontro das Pastorais Sociais destaca temática da Campanha da Fraternidade e atuação diocesana; veja as fotos

Após três anos, o encontro que reúne as pastorais, grupos e movimentos de atuação pastoral social em nossa Diocese foi retomado. Foi realizado em 26 de março o 7º Encontro Diocesano das Pastorais Sociais na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Araçatuba.

Cerca de 300 representantes das pastorais que fazem parte do Fórum Social Diocesano (Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Sobriedade e Setor Juventude), bem como representantes das paróquias, estiveram presentes no encontro formativo, o qual contou com a presença do Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy e com os padres assessores das pastorais sociais: padre Carlos Rogério da Silva (Pastoral da Pessoa Idosa); padre Edvaldo Gama (Saúde); Luiz Henrique Carreira (Setor Juventude) e Edgar Souza (Pastoral da Criança).

A primeira formação do encontro foi assessorada pela advogada e vice-prefeita de Araçatuba, Edna Flor, que destacou a fome e como as políticas públicas no combate à insegurança alimentar.

Os participantes rezaram ainda a Dezena Vocacional, prática difundida em toda a Diocese desde 2019 e presente com veemência neste Terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil.

No segundo momento, o padre Jefferson Monsani, assessor da Catequese na Diocese de Araçatuba, destacou o pilar da caridade e da fome pela iluminação da Palavra de Deus e da reflexão da Igreja.

Após a formação, os presentes celebraram a Santa Missa, presidida por Dom Sergio. O Bispo Diocesano ressaltou a alegria em poder retomar os encontros das pastorais sociais após o período grave de pandemia. O último encontro presencial ocorreu em 2019.

“É uma alegria podermos retomar os encontros. Dividir experiências, vivenciar formações. Mas recordemos que muitos irmãos que caminhavam conosco infelizmente não estão mais entre nós por causa da Covid-19. Oremos por eles”, afirmou.

Dom Sergio motivou os presentes ao cuidado com a espiritualidade constante. “Que possamos alimentar a espiritualidade. Alimentar a luz da Palavra e a presença. Fazer a experiência do Cristo que caminha conosco. Estamos no Ano Vocacional e reflitamos como pedimos ao Senhor que anime e suscite todas as vocações”.

Por fim, o Bispo Diocesano destacou a temática do encontro, vinculada à Campanha da Fraternidade 2023. “A CF nos convida a celebrar o encontro com o Senhor e a enxergar os irmãos que estão em dificuldade”, concluiu.

Fotos: Cláudio Henrique/Assessoria Diocesana de Comunicação