Formação diocesana sinodal destaca a importância da escuta e de unidade; baixe os materiais aqui

A equipe do processo diocesano sinodal promoveu na tarde desde sábado (23/10) uma formação on-line para coordenadores e agentes responsáveis pela escuta nas comunidades paroquiais, regiões pastorais, grupos, movimentos e serviços em todo o território diocesano. O assessor formtivo foi o padre Jefferson Monsani.

Cerca de 90 inscritos, entre padres, seminaristas, religiosos e leigos, participaram da formação, a qual foi realizada pela plataforma Zoom. Conforme o padre Valdir Silvestre, coordenador da equipe sinodal diocesana, a formação contou com inscrição prévia e expressiva adesão dos diocesanos.

Em suas abordagens, padre Jefferson destacou o percurso histórico e de unidade do processo sinodal, bem como as reflexões que a escuta e a consulta proporcionam. O Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy também enfatizou o processo de conversão que a inclinação ao ouvir provoca na Igreja em Saída.

“O processo do Sínodo nos ensina a saber escutar . Temos um desejo enorme de falar. O sinodo abre os ouvidos do coração para escutar o outro. Isso exige de nos um processo de conversão e de discernimento”, afirmou, antes da bênção final.

MATERIAIS

Os arquivos usados na formação pelos padres Valdir Silvestre e Jefferson Monsani podem ser acessados, em PDF, ao clicar nos documentos abaixo:

SLIDE 1 – Formação 23.10 – Pe. Valdir

SLIDE 2 – Formação 23.10 – Padre Jefferson

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X