No 15º Intereclesial das CEBs, presidente da CNBB reforça a importância da participação na vida da comunidade eclesial

O terceiro dia do 15º Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), 20 de julho, teve início com uma celebração ecumênica e inter-religiosa no Centro de Eventos Santa Terezinha (CEST). No período da manhã, pela dinâmica do Intereclesial, os participantes partilharam o que foi discutido no momento metodológico do “ver”; e tendo como pauta base os assuntos centrais do encontro que são a educação, a ecologia integral, a economia de Francisco e Clara, a sinodalidade na Igreja e a dimensão político-social.

O bispo de Rondonópolis–Guiratinga (MT) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Maurício da Silva Jardim, destacou que, após o primeiro momento do método ‘ver’, o terceiro dia será dedicado ao ‘iluminar’. “Com a Palavra de Deus, nós vamos encontrando pistas para fortalecer e encontrar o agir da vida das CEBs no Brasil”, explicou.

O bispo anfitrião do 15º Intereclesial também avaliou como positivos os resultados atingidos na primeira metade do encontro das Comunidades Eclesiais de Base. “No rosto das pessoas a gente vê a alegria; é gente de comunidade que está aqui… Tenho conversado com muitos cristãos leigos e leigas, religiosos, padres e bispos; a gente vê e sente que esse tipo de encontro, realmente fortalece a missão da Igreja no Brasil. Estou muito contente em poder acolher este encontro”, afirmou.

Participação do presidente da CNBB

O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, participa do encontro onde conversou e ouviu os grupos na quinta-feira. “O próprio título do encontro já diz sobre sua natureza: ‘Intereclesial’. Isto é, pessoas, homens e mulheres que caminham com a Igreja e pretendem promover vida plena a partir da participação e do senso de corresponsabilidade por essa mesma Igreja”, disse.

O presidente da CNBB ressaltou que a participação de 1.500 pessoas representando as comunidades eclesiais de todo país é expressão do engajamento e da dedicação de muitos.

“Que possamos, verdadeiramente, compreender o que significa viver a fé no seio da comunidade eclesial. Porque é em comunidade que nós nos salvamos e podemos construir o novo que todos almejamos. Certamente o Papa Francisco nos inspira e orienta”, ressaltou.

Ouça, no vídeo abaixo o depoimento do presidente da CNBB:

Mensagem da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA)

O presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia (CEA) e arcebispo de São Luís do Maranhão/MA, dom Gilberto Pastana, entregou à coordenação do Intereclesial, na manhã da quinta-feira (20), uma mensagem da Comissão. Na mensagem, os bispos da CEA acolhem os participantes do evento e recordam que não é a primeira vez que um Interclesial é realizado em território da Amazônia legal. “Mais uma vez as Comunidades Eclesiais de Base armam sua tenda em nossas terras uma experiência na Amazônia”, destacam no texto.

Ainda na mensagem, a Comissão destaca que o tema do encontro, “Igreja em saída, em busca da vida plena para todos e todas”, não permite que os participantes e toda a Igreja fiquem em inércia esperando pelo “novo céu e nova terra”, mas que o “Intereclesial convoca a todos nós, juntos, a sermos Igreja com os sonhos do Papa Francisco: social, cultural, ambiental e eclesial”.