No mês dedicado às vocações, ore conosco a dezena do Terço Vocacional; baixe os roteiros

Dezena Vocacional é rezada em toda a Diocese desde agosto de 2019

O mês de agosto é marcado pela dedicação às vocações. Na Diocese de Araçatuba, o SAV (Serviço de Animação Vocacional) disponibiliza às paróquias, comunidades, grupos, pastorais e movimentos a Dezena Vocacional do Santo Terço, onde os fiéis têm a oportunidade de orarem pelas vocações em todas as suas categorias.

A Dezena Vocacional foi adotada em 2019, por ocasião do Encontro Diocesano de Oração pelas Vocações. Segundo o coordenador do SAV, padre Rafael Casari da Silva, a iniciativa é difundida em todas os cantos da Diocese, numa forma de unidade e comprometimento de amor pelas vocações sacerdotais, religiosas, matrimoniais, leigas e missionárias. “Em todos os encontros diocesanos sempre há um momento de oração da Dezena Vocacional. Nas missas e em outras ocasiões, a nossa família diocesana está em constante oração. Esse é de fato o objetivo da dezena”, explica.

A Dezena Vocacional consiste em uma dezena do Santo Terço, a qual começa com a oração do Pai Nosso e da Ave Maria. Posteriormente, são duas Ave Marias para cada vocação: leiga (branca), matrimonial (vermelha), vocação sacerdotal (amarelo), vocação religiosa (azul) e vocação missionária (verde).

O ato orante ainda acompanha outras duas orações vocacionais. O texto de oração, bem como a dezena do Terço podem ser retiradas em todas as paróquias de nossa Diocese, bem como no Seminário São José, em Araçatuba.

Baixe os roteiros clicando aqui.

MÊS VOCACIONAL

Em agosto, a Igreja recorda todas as vocações em seus domingos:

Primeiro domingo: é o dia das vocações sacerdotais. Atualmente também se comemora o dia das vocações diaconais, ou melhor dizendo: dia das vocações aos ministérios ordenados. Essa comemoração se deve ao fato de no dia 4 de agosto celebrarmos o dia de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars, patrono dos padres; e, no dia 10 de agosto, o dia de São Lourenço, patrono dos diáconos.

Segundo domingo: por imitação do segundo domingo de maio – no qual é comemorado o Dia das Mães – temos o Dia dos Pais. Sabemos que no Brasil esse dia é comemorado porque antigamente no dia 16 de agosto celebrava-se o dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e, por isso, adotou-se esse dia e depois o domingo para essa comemoração. Devido a esse fato, nesta data é comemorada a vocação matrimonial.

Terceiro domingo: recorda-se a vocação à vida consagrada: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica e também nas novas comunidades. Essa recordação é feita porque no dia 15 de agosto celebramos o Dia da Assunção de Maria aos céus, solenidade que aqui no Brasil é transferida para o domingo seguinte.

Quarto domingo: é nesta data que se comemora o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, tanto na sua presença na Igreja como também em seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida. O dia do cristão leigo voltará a ser comemorado no último domingo do ano litúrgico, domingo de Cristo Rei.

 

X