Padre Jefferson Monsani lança livro sobre a Vigília Pascal

Lançamento será na Igreja São João, às 19h30

O padre Jefferson Monsani, pároco da Paróquia Santuário São João Batista e São Judas Tadeu de Araçatuba, lançou na segunda-feira (21/03) o seu segundo livro, Vigília Pascal: História e Mistagogia.  A obra, que aborda os ritos e os símbolos do sábado do Triduo Pascal, é publicada pela Editora Loyola.

O lançamento oficial e a sessão de autógrafos ocorreu  nas dependências da igreja. Estiveram presentes  o Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, familiares, sacerdotes e amigos do padre.

Esse é o segundo livro que Monsani escreveu e a inspiração veio da extensão de seu trabalho de conclusão de curso de Teologia.  Em 2011, ainda seminarista, padre Jefferson já havia lançado “O Caminho do Amor sem Fim”, pela mesma editora. A obra aborda reflexões sobre a Via-Sacra.

TRABALHO

O livro Vigília Pascal: História e Mistagogia tem 178 páginas. Segundo nota da editora “a obra analisa o desenvolvimento histórico e a mistagogia da liturgia da Vigília Pascal, no desejo de oferecer ao povo de Deus uma melhor e mais profunda compreensão acerca dos sinais e dos ritos que a compõem”.

Em entrevista para a Assessoria Diocesana de Comunicação, Monsani destaca a afinidade com a temática desde os estudos para o sacerdócio. “A origem desse livro está no texto que escrevi no curso de Teologia, em 2013. Eu sempre tive uma afinidade grande com as disciplinas de Bíblia, da Patrística e de Liturgia, e  achei que um texto a respeito da Vigília Pascal me permitia transitar, na redação e nas pesquisas, pelas disciplinas teológicas que mais gosto.

Após a formação, contudo, Monsani disse que o texto ficou arquivado. Todavia, após ele ser convidado a assumir a assessoria diocesana da Catequese veio a motivação para aprimorá-lo e publicar um livro com a temática.

Livro é uma extensão do texto de trabalho de conclusão de curso do sacerdote

“O texto passou um tempo nos meus arquivos, mas em 2015 assumi a assessoria da Catequese na Diocese e saiu o Documento 107 da CNBB, que trata sobre a iniciação cristã. E me veio a intuição justamente a retomar esse texto do passado, aprofundando alguns aspectos, porque a partir das minhas experiências notei que as pessoas passam a viver melhor o mistério quando os sinais e os ritos são melhor compreendidos por ela”, afirma.

Ainda de acordo com Monsani, a Vigília Pascal é a celebração mais importante do Ano Litúrgico, sendo que a compreensão dos ritos e sinais ajuda de fato a dar o devido olhar de valor. “E eu penso que dentre todas as celebrações, a Vigília Pascal é a que mais representa sinais e ritos catequético. É a mais importante celebração do Ano Litúrgico”.

O padre relata que em 2019 retomou o texto e praticamente o reescreveu. Organizado e revisto, o trabalho foi levado para apreciação da editora, a qual deu o aval. Sobre a adesão às temáticas do Tríduo Pascal, e mais precisamente da Vigília, Monsani cita o  cardeal Raniero Cantalamessa: “a páscoa é tudo para a Igreja”.

EXCLUSIVO

Segundo o padre, na língua portuguesa há poucas direções específicas ao assunto, sendo que não existem obras no idioma que tratem exclusivamente da Vigília Pascal. “De fato, não existe uma obra no Brasil que trate exclusivamente da Vigília Pascal. Esse texto é um material inédito neste sentido de um livro que trate só desse tema”.

A estrutura dos capítulos do livro, conforme o sacerdote, são as quatro partes que constituem os ritos da Vigília: a Celebração da Luz, a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística. “Há ainda os subcapítulos e todo o trabalho de fontes e publicações que tratam daqueles temas que eu trabalhei no livro”.

DIOCESE

Para o padre, na Diocese o livro tem utilidade formativa e tem como público os catequistas e todo o Clero e leigos que desejam se aprofundar no mistério. “Nós não podemos oferecer aos outros aquilo que não temos. Esse material contribui por colocar significado dos ritos e dos símbolos que compõem a Vigília Pascal,  fazendo com que as pessoas, a partir da compreensão, mergulhe de fato no mistério. E uma vez inseridos poderão levar aos outros nessa mesma experiência”, destaca Monsani.

Padre Jefferson: “De fato, não existe uma obra no Brasil que trate exclusivamente da Vigília Pascal. Esse texto é um material inédito neste sentido de um livro que trate só desse tema”

Ainda de acordo com Jefferson, por muito tempo, a catequese teve uma associação escolar, ao final da qual ela receberia os sacramentos como um diploma. “Mas os bispos pedem, e a minha humilde contribuição vem com este livro, é  que a catequese seja algo que conduza as pessoas a um encontro que transforma a vida .  A palavra mistagogia explicita tudo isso que abordei, pois em grego ela significa ‘aquele que conduz ao mistério’. Temos que ser todos os dias mistagogos e levar uns aos outros a essa profundidade de encontro”, conclui.

SERVIÇO

O livro Vigília Pascal: História e Mistagogia pode ser adquirido nas livrarias católicas da região da Diocese de Araçatuba, bem como na secretária da Paróquia São João e também pelo site da Editora Loyola (clique aqui).

1 Comentário

• Verdadeira catequese para nós católicos que fazemos da Igreja nossa casa também . Parabéns Padre Jeferson pelo seu dom Deus o abençoe .

Comentários estão fechados.