Paróquia Nossa Senhora das Graças de Andradina celebra 60 anos de fundação com missa; veja galeria de fotos

Cartaz destaca as comunidades que formam a paróquia, bem como os pilares das Diretrizes Nacionais de Evangelização

A Paróquia Nossa Senhora das Graças de Andradina celebrou em 5 de dezembro os seus 60 anos de fundação com a Santa Missa. Presidida pelo bispo diocesano Dom Sergio Krzywy e concelebrada pelos padres Rafael Casari (administrador paroquial), Edson Barbosa (vigário paroquial) e padre Luiz Henrique Carreira (vigário da Paróquia São Sebastião e filho da paróquia local), a celebração reuniu todas as comunidades, religiosos e seminaristas.

Durante a missa, os fiéis de todas as comunidades que formam a paróquia andradinense entraram com a Vela Jubilar, a qual desde o começo de 2020 estava nas comunidades para diversos momentos orantes. Ainda dentro dos ritos celebrativos, membros de pastorais, grupos e movimentos entraram com placas que formaram um mural com a foto da igreja matriz, os nomes de todas as comunidades e os dizeres Palavra. Pão, Caridade e Ação Missionária, os pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023).

A Santa Missa ainda contou com a presença de autoridades civis e militares e com a presença das irmãs claretianas, congregação religiosa que teve grande importância nas obras de evangelização em Andradina, seja na paróquia, seja em ações sociais e educacionais, como o Asilo São Vicente de Paulo e a Creche Santa Rita de Cássia.

PILARES

Em sua homilia, Dom Sergio destacou os quatro pilares da evangelização e a história da paróquia nessa ação. “Os quatro pilares da evangelização atual no Brasil, a saber: palavra, pão, caridade e ação missionária, mantêm a Igreja, povo de Deus, viva. A palavra de Deus é luz para os nossos para todas as nossas atividades na comunidade cristã. Segundo pilar é o pão, o Cristo Senhor que se dá alimento para nós na Eucaristia. Este pilar é necessário para alimentar a nossa vida. O terceiro pilar é o da caridade, do amor, da solidariedade. Neste tempo de pandemia vimos diversas ações nesta paróquia e em toda a Diocese para socorrermos os que mais precisam. E por fim, o pilar da ação missionária: a Igreja precisa ser em saída, que não fica fechada em si. Esses pilares sustentam esta paróquia nestes 60 anos”, afirmou.

O bispo diocesano também parabenizou os fiéis e os padres. “Essa paróquia tem uma história bonita. Reviver a história é louvar a Deus por todos que deram vida a tantas ações de amor. Quero desejar os meus parabéns a todos que constituem esta comunidade que caminha e que celebra a memória de sua criação. Parabenizo os padres Rafael e Edson pelo cuidado. Vocês orientam e direcionam esta paróquia de forma especial, especialmente neste tempo de pandemia”.

REVISTA

Ainda durante a Santa Missa, o padre Rafael Casari agradeceu a todos os que fizeram e fazem a história de seis décadas  da paróquia, bem como dirigiu ao bispo diocesano sua gratidão. O padre Edson, em suas palavras, divulgou a revista paroquial comemorativa, dando um exemplar para Dom Sergio. A revista está a venda na secretaria paroquial no valor de R$ 10.

A revista conta toda a história da paróquia e suas comunidades, desde a formação até os principais acontecimentos e a atual estrutura. Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, instalada em 1º de janeiro de 1960, conta com 17 comunidades: Matriz Nossa Senhora das Graças, Capela N.S Aparecida (Antena), Capela Santo Antônio, Capela N.S Aparecida (Gasparelli), Capela N.S Fátima, Capela Nossa Senhora da Assunção, Capela São Francisco, Capela Jesus Bom Pastor, Capela São Paulo, Capela Nosso Senhor do Bonfim (Nova Independência), Capela Santa Luzia, Capela Bom Jesus, Capelas N.S Aparecida (são três na  Zona Rural), Capela São José (Zona Rural) e Capela Santo Antônio (Zona Rural).

Ao término da celebração, Dom Sergio e os sacerdotes e religiosos presentes descerraram a placa comemorativa dos 60 anos da paróquia, a qual está fixada na entrada principal da matriz.

ASSISTA A SANTA MISSA

***VEJA A GALERIA DE FOTOS DA SANTA MISSA (Fotos: Cláudio Henrique/Assessoria de Comunicação Diocesana)