Peregrinações da JDJ mobilizam regiões pastorais e grupos de jovens em toda a Diocese

Reportagem e fotos: Cláudio Henrique/Assessoria Diocesana de Comunicação
Encontros marcaram a peregrinação da réplica da cruz peregrina e da réplica do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani

Quatro peregrinações, 34 paróquias envolvidas, dezenas de grupos de jovens e centenas de jovens do Setor Juventude e leigos em geral. Entre maio e junho, a Diocese de Araçatuba vivenciou a Jornada Diocesana da Juventude em suas quatro regiões pastorais, marcando cada encontro com momentos de oração, louvor, adoração e a comunhão com o Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, o qual esteve presente em todos os encontros.

A JDJ em comunhão com a Igreja, o Papa Francisco, os jovens de todo o mundo e a Jornada Mundial da Juventude foi marcada pela peregrinação da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem  JMJ em Lisboa, as réplicas partiram em peregrinação por toda a Diocese para serem anunciadoras do Evangelho e acompanharem os jovens nas realidades em que vivem, seja pastoralmente, seja socialmente.

Conforme o assessor do Setor Juventude, padre Luiz Henrique Carreira, as peregrinações reuniram em média 150 a 200 jovens em cada encontro. Ele destaca que a Jornada Diocesana da Juventude foi um momento salutar de análise e ênfase da acolhida das paróquias, padres e da comunidade em geral aos jovens.

“O encontro é uma preparação e uma comunhão com a Jornada Mundial da Juventude. Nós fizemos as peregrinações pela Diocese e sentimentos o quão vivo é o chamado de Deus para a juventude, bem como o cuidado do Bispo Diocesano, que esteve nos quatro encontros dando uma generosa motivação aos participantes” , avaliou.

As peregrinações da JDJ ocorreram as regiões pastorais de Araçatuba, Birigui, Guararapes e Andradina, respectivamente. A primeira a receber o encontro foi a  Paróquia Santuário São João Batista e São Judas Tadeu, em Araçatuba. Em Birigui, na Paróquia Santa Clara de Assis, ocorreu a segunda peregrinação. Na Região de Guararapes, a Paróquia São João Batista, em Mirandópolis, acolheu a juventude. E por fim, Andradina reuniu as Paróquias São Sebastião e Nossa Senhora das Graças.

ANO VOCACIONAL

Estantes vocacionais marcaram os encontros

O assessor diocesano destaca a reflexão do 3º Ano Vocacional nas peregrinações. Segundo ele, os jovens tiveram a oportunidade de criar uma dinâmica vocacional de oração e de feliz discernimento por meio da oração da Dezena Vocacional e a novidade para a Diocese de Araçatuba: os estantes vocacionais, os quais estiveram presentes nas quatro edições da Jornada.

“Este ano estamos orando e conhecendo mais as vocações. Nos colocando a caminho. Por isso demos ênfase ao discernimento vocacional na jornada, seja na oração, seja no conhecimento. Cada congregação religiosa, pastoral familiar e Serviço de Animação Vocacional expuseram suas ações para que os jovens façam o seu discernimento com alegria. Rezem pelas vocações, rezem pela juventude diocesana.”

OUTROS EVENTOS

Além da JDJ, o Setor Juventude da Diocese de Araçatuba agrega uma série de eventos durante o ano. Além de formações, os jovens se reúnem em nível diocesano na Missão Jovem , a ocorrer este ano na Paróquia São José, em Piacatu, entre os dias 21 e 23 de julho, e o Dia Nacional da Juventude, o DNJ, a ocorrer em 15 de outubro na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Valparaíso.

A Jornada Mundial da Juventude ocorre entre os dias 01 e 06 de agosto, em Lisboa.

JDJ RP Andradina
JDJ RP Guararapes