Seminarista Roberto Holgado recebe os ministérios de leitor e de acólito em Santa Missa; veja as fotos

Na manhã deste domingo (04/9), o seminarista Roberto Holgado de Rezende recebeu o ministério de leitor e de acólito, passo inicial fundamental para as futuras ordenações que o seminarista se prepara.

A Santa Missa de instituição dos ministérios foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy na Paróquia Sant’Ana de Araçatuba. O pároco local e reitor do Seminário São José, padre Fernando Stanicheschi, e o pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Valparaíso, padre José Arnaldo Bravalheri, que também responde pela Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Bento de Abreu, cidade de origem de Roberto, concelebraram.

Familiares e amigos do seminarista também se fizeram presentes na missa.

Em sua homilia, Dom Sergio destacou a Palavra de Deus como referência para o preparo do seminarista.

“A Palavra é fonte de vida. O seminarista ao receber o ministério de leitor e de acólito é estimulado a dar uma atenção maior a ela , como discípulo atento a transmitir com sabedoria para os irmãos na fé. O acólito tem o zelo às coisas divinas. Vai aprender esse cuidado com a ação de Deus na sua vida e na vida da comunidade”.

O MINISTÉRIO

Em 1973, o papa Paulo VI publicou a carta apostólica Ministeria quaedam, que estabelece os ministérios leigos de leitor e de acólito, a ser conferidos a todos os candidatos às ordens sagradas. O cânon 1035 do Código de Direito Canômico ensina que “antes da promoção ao diaconato, seja permanente ou transitória, devem-se ter recebido os ministérios de leitor e de acólito, os quais devem ter sido exercidos durante um tempo apropriado”.

O ministério de Leitor consiste em viver a Palavra, sendo o seminarista instituído para a função que lhe é própria, de proclamar a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Já o acólito é instituído para ajudar, no altar do Senhor, o diácono e para servir o sacerdote.

Confira as fotos: (Créditos: Cláudio Henrique/Assessoria Diocesana de Comunicação)