Dom Sergio abre o processo sinodal diocesano na Catedral e destaca compromisso de avaliação; veja as fotos

Santa Missa de abertura sinodal na Catedral Diocesana

Para que a Igreja possa olhar o seu rosto, contemplar a sua face e fazer a avaliação de como estamos caminhando. Com essa análise, o Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy abriu, em Santa Missa na manhã deste domingo (17/10), na Catedral Diocesana N.S Aparecida, o processo sinodal na Diocese de Araçatuba. As paróquias e as suas comunidades também vivenciaram a solenidade neste final de semana.

Conforme Dom Sergio em sua homilia, o Sínodo convocado pelo Papa Francisco para os anos de 2021 a 2023 tem por intuito reforçar e avaliar os laços de pertença caminhante em coletividade, como uma Igreja em Saída. Citando o Evangelho da liturgia do 29º Domingo do Tempo Comum, o Bispo Diocesano avaliou:

“No Evangelho de hoje, Tiago e João também estão caminhando com o Senhor, sendo que no encontro com ele pedem um lugar privilegiado quando Jesus assumir o seu Reino.  No entanto, Jesus faz um ensinamento em discernimento , esclarecendo em que consiste realmente o reino de Deus: entre vós não deverá ser assim. Esse ensinamento novo aos discípulos remete ao Servo Sofredor, que dá a vida ao seu povo. A reflexão da primeira leitura se aplica ao Evangelho, onde Jesus está mostrando aos discípulos que o lugar especial é o do servidor que dá a vida pelos demais, e não busca privilégios”, afirmou.

Dom Sergio também pediu oração pelo processo sinodal na Diocese, salientando o processo de escuta como valor fundamental para a conversão. “A segunda leitura deste domingo nos apresenta Jesus como capaz de se compadecer de nossas fraquezas e nos salvar. Ele é o mediador por excelência e a cabeça da Igreja.  Oremos diariamente pelo Sínodo. Quando fazemos, junto com a Igreja, a experiência da escuta e do discernimento, somos motivados à conversão e a mudar a nossa conduta”, concluiu.

 

O SÍNODO

O processo de escuta sinodal em toda a Diocese irá contemplar as comunidades, paróquias, regiões pastorais, Conselho Diocesano de Pastoral, setores, pastorais, serviços, grupos e movimentos de todo o território diocesano. Veja o cronograma:

  1. CONSULTA NAS COMUNIDADES PAROQUIAIS: de 17 de outubro a 15 de novembro
  2. CONSULTA  EM NÍVEL PAROQUIAL: 16 de novembro a 30 de novembro
  3. CONSULTA POR REGIÃO PASTORAL: 1º de dezembro a 10 de dezembro
  4.  GRUPOS, PASTORAIS, MOVIMENTOS E SERVIÇOS: até 10 de dezembro
  5. CONSULTA AO CLERO: 23 de novembro
  6. CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL: 4 de dezembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X