O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy emitiu para todo o Clero, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, agentes de pastoral, lideranças leigas e a todo o povo de Deus da Diocese de Araçatuba a carta com as orientações pastorais para 2021. A mensagem apresenta os principais pontos de atuação pastoral evangelizadora desta Igreja Particular no ano que se inicia.
O conteúdo é assinado também pelo coordenador Diocesano de Pastoral, padre Edson Barbosa. A carta começa com uma reflexão acerca dos rumos pastorais da Diocese durante a pandemia da Covid-19. Conforme o bispo diocesano no texto, a pandemia exigiu a tomada de novas decisões e criatividade na continuidade da evangelização.
“Enche-nos de esperança muitas luzes em meio às trevas, manifestas nas inúmeras iniciativas de apoio e de solidariedade, sobretudo aos atingidos diretamente pelo flagelo da Pandemia (…) A nossa Diocese de Araçatuba,, a partir do momento em que as atividades eclesiais presenciais foram suspensas, se viu impelida a buscar novos caminhos para realizar a sua ação pastoral, tendo encontrado nas novas tecnologias de informação e de comunicação um precioso auxílio”, afirma a carta, destacando o retorno das missas públicas em setembro de 2020.
PRIMEIRO SEMESTRE
Outro ponto destacado pelo bispo diocesano está em relação à formação. Dom Sergio orienta as paróquias a realizarem, dentro das orientações sanitárias e de prevenção, formações em torno das DGAE (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora) da Igreja no Brasil para o período de 2019 a 2023.
Conforme as orientações pastorais, a proposta formativa é trabalhar em cada comunidade, paróquia e região pastoral o documento das DGAE, o qual possui quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. A formação deve ser preparada e realizada ainda no primeiro semestre de 2021.
Em nível celebrativo, o bispo diocesano orienta as comunidades paroquiais a promoverem a Celebração Pastoral, cujo roteiro já foi encaminhado às paróquias.
SEGUNDO SEMESTRE
Para o segundo semestre, a carta orienta as paróquias a focaram mais no pilar da Palavra por meio de encontros formadores e reflexões por meio da Lectio Divina, destacando a Bíblia nas formações e nas celebrações litúrgicas. “Na situação de pandemia em que nos encontramos, é extremamente importante o fomento de iniciativas que se utilizem do potencial das redes sociais e aplicativos, para que a Palavra alcance todas as pessoas em todas as situações”.
CLIQUE AQUI E LEIA O DOCUMENTO: Orientações Pastorais para o Ano de 2021