Bispo diocesano e coordenador do CDP emitem carta com orientações pastorais para 2021, leia na íntegra

Pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, o foco principal das formações diocesanas em 2021

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy emitiu para todo o Clero, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, agentes de pastoral, lideranças leigas e a todo o povo de Deus da Diocese de Araçatuba a carta com as orientações pastorais para 2021. A mensagem apresenta os principais pontos de atuação pastoral evangelizadora desta Igreja Particular no ano que se inicia.

O conteúdo é assinado também pelo coordenador Diocesano de Pastoral, padre Edson Barbosa. A carta começa com uma reflexão acerca dos rumos pastorais da Diocese durante a pandemia da Covid-19.  Conforme o bispo diocesano no texto, a pandemia exigiu a tomada de novas decisões e criatividade na continuidade da evangelização.

“Enche-nos de esperança muitas luzes em meio às trevas, manifestas nas inúmeras iniciativas de apoio e de solidariedade, sobretudo aos atingidos diretamente pelo flagelo da Pandemia (…) A nossa Diocese de Araçatuba,, a partir do momento em que as atividades eclesiais presenciais foram suspensas, se viu impelida a buscar novos caminhos para realizar a sua ação pastoral, tendo encontrado nas novas tecnologias de informação e de comunicação um precioso auxílio”, afirma a carta, destacando o retorno das missas públicas em setembro de 2020.

PRIMEIRO SEMESTRE

Outro ponto destacado pelo bispo diocesano está em relação à formação. Dom Sergio orienta as paróquias a realizarem, dentro das orientações sanitárias e de prevenção, formações em torno das DGAE (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora) da Igreja no Brasil para o período de 2019 a 2023.

Conforme as orientações pastorais, a proposta formativa é trabalhar em cada comunidade, paróquia e região pastoral o documento das DGAE, o qual possui quatro pilares: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária. A formação deve ser preparada e realizada ainda no primeiro semestre de 2021.

Em nível celebrativo, o bispo diocesano orienta as comunidades paroquiais a promoverem a Celebração Pastoral, cujo roteiro já foi encaminhado às paróquias.

SEGUNDO SEMESTRE

Para o segundo semestre, a carta orienta as paróquias a focaram mais no pilar da Palavra por meio de encontros formadores e reflexões por meio da Lectio Divina, destacando a Bíblia nas formações e nas celebrações litúrgicas. “Na situação de pandemia em que nos encontramos, é extremamente importante o fomento de iniciativas que se utilizem do potencial das redes sociais  e aplicativos, para que a Palavra alcance todas as pessoas em todas as situações”.

CLIQUE AQUI E LEIA O DOCUMENTO: Orientações Pastorais para o Ano de 2021

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X