Membros da Legião de Maria celebram centenário em missa na Catedral; veja as fotos

Legião de Maria – Wikipédia, a enciclopédia livre

Um dos movimentos mais tradicionais da fé católica completa 100 anos neste 7 de setembro. A Legião de Maria, mundialmente conhecida pela propagação da devoção mariana e ações integradas pastoralmente à Igreja, tem grande adesão na Diocese de Araçatuba, reunindo os devotos em encontros orantes e ações solidárias.

E no domingo (5/9), os legionários se reuniram na Catedral Nossa Senhora Aparecida para a celebração de seu centenário.  Em sua reflexão, o pároco local, padre José Carlos Guabiraba, destacou a relevância do movimento leigo na evangelização.

“A Legião de Maria é um movimento leigo que divulga a devoção mariana. E sabemos que toda devoção tem a função de levar todos a conhecerem Cristo. Parabéns aos legionários que ate hoje seguem espalhando as semenstes do Evangelho”, destacou.

HISTÓRICO

A  Legião de Maria é uma associação de leigos católicos, sob a proteção e intercessão de Nossa Senhora e com aprovação da Igreja, que pela oração e pelo trabalho apostólico ativo, destina-se à evangelização e à santificação dos homens, para a glória de Deus. Para tornar essa missão possível, os legionários buscam também a santificação pessoal, afim de se tornarem cada dia mais aptos a levar Cristo ao mundo.

A Legião de Maria foi fundada em Dublin, na Irlanda, dia 07 de setembro de 1921, por Frank Duff. Homem de muita fé, ao participar da Sociedade de São Vicente de Paulo adquiriu grande sensibilidade às necessidades dos pobres e desfavorecidos. Frank Duff percebeu que essas pessoas necessitam muito mais do que bens materiais: necessitam de ajuda espiritual. Elas precisam ser ouvidas e tocadas pela palavra de Deus.

Ao longo da história o movimento foi se difundindo pelo mundo, chegando ao Brasil em 1951, sendo o primeiro grupo formado no Rio de Janeiro, na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Rua do Riachuelo. Hoje, está presente em todo o país, numa expansão continuada. A maioria das paróquias da Diocese de Araçatuba contam com legionários.

Entre membros ativos e auxiliares, existem hoje mais de 3 milhões de legionários em todo o mundo, sendo, portanto, a maior organização leiga de apostolado da Igreja Católica. A associação tem sua maior presença na Coréia do Sul, nas Filipinas, no Brasil, na Argentina e no Congo. Estes países possuem entre 250.000 e 500.000 membros, cada.  (Com informações do site brasileiro da Legião de Maria).

Veja as fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X