Paróquia de Araçatuba inclui fotografias de fiéis em bancos

Cláudio Henrique/Assessoria de Comunicação

A Paróquia São Sebastião de Araçatuba, inspirada em modelos feitos em igrejas de diversos países, incluiu centenas de fotografias de fiéis nos bancos de sua matriz. As fotos representam uma forma fraterna de proximidade espiritual com os fiéis durante o período de quarentena.

Desde o dia 20 de março, após decreto episcopal, a Diocese de Araçatuba não tem celebrações públicas, porém praticamente todas as paróquias dos 19 municípios desta Igreja Particular estão transmitindo as suas missas pelas redes sociais e plataformas de vídeo.

Conforme o pároco local, padre Rodney Mendes CMF, até a noite de sábado (04/04) foram recebidas 313 fotos, as quais permanecerão nos bancos por todas as celebrações da Semana Santa. “São 1366 rostos em centenas de fotos. É uma forma de estar perto de nossos familiares e amigos. É o carinho que temos com todos os irmãos. Estamos sofrendo juntos, pois celebrar sem a presença física de vocês é muito difícil”.

ORIGEM

A ideia “viralizou” a partir da iniciativa de um padre italiano, em março. Em uma paróquia na cidade de Robianno, o sacerdote colocou diversas fotos de seus paroquianos como forma de amenizar a solidão em presidir a missa solitário. A Itália é um dos países que mais sofre com a pandemia do Novo Coronavírus.

No Brasil, um dos primeiros a realizar essa ação foi o padre Reginaldo Manzotti, em Curitiba. Depois a ideia foi espalhando e chegou na Diocese de Araçatuba.

Padre Rodney salienta as fotos são enviadas pelos fiéis. “Fomos imprimindo todas. Muitas pessoas aderiram à ideia e hoje a Família da Paróquia de São Sebastião está unida para celebrar a Semana Santa”.

Quem desejar enviar mais fotos pode fazê-lo por meio do WhatApp da paróquia: (18) 99825-1202.

Assista o vídeo