Paróquias criam alternativas para a realização da Novena de Natal em meio a pandemia

NovenaDeNatal_Destaque

Um dos gestos de preparação para o Natal mais conhecidos da fé católica é a Novena de Natal, a qual é realizada sempre no tempo do Advento como forma de oração, reflexão e contemplação da espera festiva na recordação do nascimento do Senhor. Por conta da pandemia vivida atualmente, as paróquias da Diocese de Araçatuba se preparam de formas alternativas para o período, mas deixar de promover os nove dias orantes.

Estes exemplos vêm de todas as localidades da Diocese. Segundo o padre Charles Borg, Vigário-Geral da Diocese de Araçatuba e pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Araçatuba, toda prevenção é necessária em um momento onde os casos voltam a gerar alerta, porém a oração deve conduzir a esperança de todos, especialmente por meio da Novena de Natal. “É tempo de pensar na novena de Natal! Por conta da pandemia, permanece aconselhável evitar qualquer tipo de aglomeração. Não podemos e não queremos dar espaço ao vírus. Assim, na nossa paróquia teremos a Novena de Natal on-line”, explicou.

Conforme Borg, a Novena na paróquia começa no dia 30 de novembro e vai até 0 dia 21 de dezembro, sempre às 19h30. A transmissão será pela conta no YouTube do padre. “Assim, todos poderão participar com a devida devoção da novena, preparando-se espiritualmente para a festa do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo”, salienta, lembrando ainda que a aquisição dos livrinhos podem ser feitas nas livrarias católicas presentes em toda a Diocese.

CUIDADOS

Na Paróquia Sant’Ana, também em Araçatuba, a Novena de Natal será feita observando todos os cuidados sanitários e de isolamento social. Conforme divulgado pela paróquia, a novena terá acesso controlado dos fiéis ao auditório paroquial, sendo respeitado o isolamento social e exigido o uso de máscaras e equipamentos de proteção individual.

A Novena na paróquia começa na segunda-feira, dia 24, às 20h, se estendendo pelos dias 26/11, 01/12, 03/12, 08/12, 10/12, 15/12, 17/12 e 22/12.

ANDRADINA

Em Andradina, a Paróquia São Sebastião inicia a Novena de Natal no dia 7 de dezembro. A partir desta data, a paróquia realiza os encontros nos dias 8, 9, 10, 11, 14, 15, 16 e 17.  Conforme as informações enviadas pela paróquia, às quartas-feiras (dias 9 e 16) os encontros começam às 20h. Nos demais dias os encontros são às 19h30.

A novena será realizada na paróquia, com todos os cuidados protocolares sanitários. Entretanto, os fiéis poderão acompanhar a novena pelo Facebook da paróquia .

TEMÁTICA

Novena do Natal de 2020, publicação da Editora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),  a Edições CNBB, convida às comunidades a contemplar o primeiro pilar proposto nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE): a Palavra de Deus.

A temática da Novena de 2020 também está em consonância com a reflexão que será feita na 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em abril de 2021.

A Novena convida-nos à catequese em nossas casas, a reunir todas as pessoas que estavam distantes. Com a ternura materna de Maria e o silêncio oblativo de José, acolhemos, protegemos, promovemos e integramos em nossa casa todas as famílias para a festa da Encarnação do Verbo de Deus. Com este livreto da Novena, vamos percorrer o caminho litúrgico do Advento na unidade eclesial, refletindo, com simplicidade doméstica, a chegada do Menino Deus que sempre vem ao nosso encontro para nos salvar e garantir a vida!

Conforme o bispo de Castanhal, no Pará, dom Carlos Verzeletti, a Novena de Natal 2020 convida-nos à catequese em nossas casas, a reunir todas as pessoas que foram distanciadas neste tempo longo da pandemia. “Com a ternura materna de Maria e o silêncio oblativo de José, acolhemos, protegemos, promovemos e integramos em nossa casa todas as famílias para a festa da Encarnação do Verbo de Deus. Nosso Deus está conosco! Ele está em nossa casa para ser o nosso caminho, a nossa verdade e a nossa vida em abundância. Ele é a Palavra da Salvação!”

“No há nada mais prático e importante do que encontrar-se com Deus, do que apaixonar- se por sua Palavra, do que viver com Cristo, por Cristo e em Cristo. Apaixona-te! Permanece no amor! Tudo passará a ser diferente. Feliz Natal! Abençoado Ano Novo!”, afirma dom Carlos.

Encontros

Novena de Natal 2020 tem nove encontros, cada um deles tendo o seguinte esquema:

• Oração inicial;
  • Acolhendo o tema;
  • Contemplação do símbolo;
  • Leitura da Palavra;
  • Meditação da Palavra;
  • Fato da vida;
  • Rezar com a Palavra;
  • Vivendo a Palavra;
  • Oração final.

Cantos

Foi preparado também um CD, com 15 músicas, para auxiliar na animação e oração da Novena de Natal 2020, com as seguintes músicas:

• Que alegria quando ouvi que me disseram
  • Vigiai, eu vos digo
  • Vem, Senhor, nos salvar
  • Abre as portas
  • O cântico da Virgem Maria
  • Senhor, vem salvar teu povo!
  • O cântico de Maria
  • Como o sol nasce da aurora
  • Da cepa brotou a rama
  • Das alturas orvalhem os céus