Seminaristas Francis e Rafael recebem os minstérios de Leitor e de Acólito; veja a galeria de fotos

Seminaristas da Diocese de Araçatuba ao lado do bispo Dom Sergio e dos padres Fernando Stanicheschi e José Messias, formadores

Os seminaristas Rafael Lopes e Francis Morais, que cursam o último ano de Teologia, receberam, na manhã de domingo (6/6) os ministérios de Leitor e Acólito por meio do Bispo Diocesano Dom Sergio Krzywy, durante Santa Missa na Paróquia Sant’Ana de Araçatuba, concelebrada pelos padres formadores Fernando Stanicheschi e José Manoel Messias.

Antes, na terça-feira, Lopes e Morais haviam proferido o juramento de fidelidade e profissão de fé no Seminário Propedêutico São José para o recbimento dos ministérios neste domingo.

 

 

 

 

CONFIRA AS FOTOS DA PROFISSÃO DE FÉ E JURAMENTO DE FIDELIDADE

 

Os familiares dos seminaristas estiveram presentes na Santa Missa. Durante a homilia, Dom Sergio salientou que o recebimento dos ministérios fortalece o compromisso em servir e fazer o bem por meio da vocação sacerdotal, passo que, conforme o bispo diocesano, tem se consolidado para ambos. “Ao receber os ministérios de Acólito e Leitor os nossos seminaristas amadurecem ainda mais o caminho rumo ao Sacramento da Ordem. É importante refletirmos e pedirmos a Deus que sejamos da família de amor em Jesus, fazendo o bem e testemunhando a nossa fidelidade ao amor do Senhor”, disse.

O MINISTÉRIO

Em 1973, o papa Paulo VI publicou a carta apostólica Ministeria quaedam, que estabelece os ministérios leigos de leitor e de acólito, a ser conferidos a todos os candidatos às ordens sagradas. O cânon 1035 do Código de Direito Canômico ensina que “antes da promoção ao diaconato, seja permanente ou transitória, devem-se ter recebido os ministérios de leitor e de acólito, os quais devem ter sido exercidos durante um tempo apropriado”.

O ministério de Leitor consiste em viver a Palavra, sendo o seminarista instituído para a função que lhe é própria, de proclamar a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas. Já o acólito é instituído para ajudar, no altar do Senhor, o diácono e para servir o sacerdote.

CONFIRA AS FOTOS DO RECEBIMENTO DOS MINISTÉRIOS DE  LEITOR E DE ACÓLITO

1 Comentário

  • Que alegria poder testemunhar momentos tão lindos! Que a vocação que brotou no coração de vocês, Francis e Rafael, perdurem para o sempre! Que a Palavra do Senhor esteja sempre em suas bocas e em seus testemunhos. Felicidades!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X